HUMILDADE
O mundo moderno nos impõe um constante aperfeiçoamento profissional e intelectual como meio de não nos tornamos obsoletos para o mercado competitivo no qual estamos inseridos.
Diante dessa premissa, a luta pela sobrevivência se intensifica e o tempo para atentar às pequenas/grandes coisas torna-se escasso. E nesse emaranhado de informações, muita gente se enche de si, considerando detentor de um saber que os diferencia dos demais. Por essa razão, desconhece o verdadeiro sentido da humildade. Não é um bom negócio ser humilde hoje, afinal essa palavra ganhou nova roupagem e desfigurou-se, vestiu-se de conotação pejorativa. Deu-se à palavra humilde o significado de "pobre".
Costumeiramente ouvimos expressões do tipo:: - "Aquela, é uma família humilde..." "Fulano vem de família humilde...", e assim por diante. A despeito disso, ninguém, que se considere economicamente favorecido, aceita esse “rótulo”.
Que grande equívoco!
Ser humilde é ter consciência de seu inacabamento, é ter consciência de sua pequenez enquanto ser que habita um universo, ainda desconhecido. Ser humilde é acima de tudo reconhecer que o saber e o poder que possui é tão ínfimo que , diante da imensidão do universo, vira poeira cósmica que cabe na palma da mão do Criador.
Sócrates, filósofo grego, num dado momento de sua vida percebeu a sua incompletude e proferiu a inquietante, intrigante e milenar frase “ Só sei que nada sei”. Quanta humildade subjaz esta pequena frase! Que exercício maravilhoso de desconstrução de saberes!
Quisera nós, pobres mortais, chegarmos a este grau de humildade, a ponto de perceber que o princípio da sabedoria é o reconhecimento de nossa ignorância frente à grandeza do universo.
Não obstante vimos, corriqueiramente, pessoas ensimesmadas, pedantes e soberbas. Talvez seja por isso que, atualmente, pouco se vê gestos de humildade, porque a sabedoria é privilégio de poucos, é um bem simbólico, não palpável, portanto, sem valor no mercado da matéria. Num mundo de concretudes materialistas, quem tem humildade como essência está mais próximo da sabedoria divina.
Sonho com o dia em que nossa gente coloque a humildade como um bem inalienável e passível de ser apropriado por todos. Seria o advento das pequenas/grandes coisas, o advento da sabedoria.