Ô CONFUSÃO DANADA!

"TU falou que ela era chata, e só porque a amiga dela chegou VOCÊ mudou o discurso". Não há algo meio estranho aí? A mim dá a impressão que colocaram leite e uva no liquidificador... Produtos que, no meu entender, não combinam. Mas essa mistura acontece, e muito, com esses dois pronomes, pelo Brasil afora.

É costume no Rio Grande do Sul e em algumas regiões catarinenses a utilização do pronome TU. Mas aqui também a confusão ocorre e desta vez entre o pronome e o verbo. Deveríamos dizer, por exemplo: TU viste a cara dela? Ao invés disso, dizemos: TU viu a cara dela? Ou seja, pronome na segunda pessoa e verbo na terceira. Nos outros Estados o VOCÊ é mais utilizado, também com função de segunda pessoa e os verbos na terceira pessoa. Mas, nesse caso, a concordância não fica discordante: VOCÊ viu a cara dela?

No Nordeste e no Norte, o TU é usado em situações informais e íntimas, já o VOCÊ é usado em situações informais e não-íntimas. E em alguns Estados, como no Maranhão, onde o linguajar é considerado o mais aproximado do de Portugal (assim como o do Pará) também ocorrem erros de concordância com relação ao TU: TU fostes, TU vistes, em vez de TU foste, TU viste; também usam o LHE em lugar do TE. Algumas variações ocorrem e se tornaram características de certos Estados brasileiros. É o caso do OCÊ, em Minas e do CÊ, em Goiânia.

O brasileiro é livre para usar a forma que quiser. Na gramática, TU e VOCÊ são duas formas corretas para denominar a pessoa com quem se fala. Com uma ressalva: embora ambas se refiram à segunda pessoa, TU pertence à segunda e VOCÊ pertence à terceira, exigindo as formas verbais correspondentes. Ou seja: “Se VOCÊ não trouxe SEU celular, vai SE arrepender” ou “Se TU não trouxeste TEU celular, vais TE arrepender” — ambas corretas.

Dizem que gaúcho que fala VOCÊ não existe. Eu uso TU. Uso VOCÊS apenas no plural, porque ainda não existe um TUS. Se eu disser VÓS, pode parecer que sou lá de Portugal e para os costumes brasileiros acho meio arcaico.

Para concluir essa seriedade toda, uma piadinha que eu encontrei na Internet: "VOCÊS sabem a diferença entre o tratamento TU e VOCÊ? VOCÊS pensam que sabem! Vejam a diferença:

O Diretor Geral de um Banco, estava preocupado com um jovem e brilhante diretor, que depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia. Chamou, então, um detetive e disse-lhe: Siga o Dr. Mendes durante uma semana, durante a hora do almoço.

O detective, ao retornar, informou: O Dr. Mendes sai ao meio-dia, pega no SEU carro, vai a SUA casa almoçar, faz amor com a SUA mulher, fuma um dos SEUS excelentes cubanos e regressa ao trabalho.

Responde o Diretor Geral: Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.

O detective pergunta-lhe: Desculpe. Posso trata-lo por TU?

Sim, claro, respondeu o Diretor surpreendido!

Então vou repetir : O Dr. Mendes sai normalmente ao meio-dia, pega no TEU carro, vai a TUA casa almoçar, faz amor com a TUA mulher, fuma um dos TEUS excelentes cubanos e regressa ao trabalho".

Giustina
Enviado por Giustina em 08/07/2011
Reeditado em 27/07/2014
Código do texto: T3083590
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.