A ciência de si através do próximo

Somos aquilo que falamos. Aquilo que dizemos para os outros, sobre os outros, na verdade é parte nossa, que reconhecemos neles. Por isso, quando ouvimos alguém falar de nós, devemos ouvir com atenção, pois esta é uma forma boa e salutar de os conhecermos, através de suas próprias palavras, em seu sentimento e pensamento.

Essa ação é uma comiseração. Uma misericórdia que prestamos ao nosso próximo com amor, para que ele possa se conhecer de fato. Na medida em que fala, mesmo sem dizer para nós, se apercebe de sua realidade e tem consciência disso. Nada é necessário ser dito neste instante, o silêncio por si mesmo já faz o seu trabalho, poderoso.

Assim, fiquemos cientes, da mesma forma que aquilo que dizemos para os outros, sobre eles é na verdade sobre nós, pois só a nós podemos conhecer tanto. Esta é uma ação de autoconhecimento experimental, vivencial online. Quando estamos ligados em alguma faceta da vida, estamos expressando o nosso sentimento.

Isso faz parte de um grande aprendizado. Através dele, podemos modificar a nossa forma de sentir, de pensar e de agir. Ouvindo as nossas próprias palavras, conhecemos mais sobre nós e nos tornamos mais conscientes, por isso mesmo, mais poderoso em nossa própria essência. Fazer da palavra a ação transformadora, este é o ponto.