Ser nacionalista

Ser nacionalista é muito mais do que pagar impostos no dia certo. Muito mais do que obedecer aos critérios da lei na Constituição. Muito mais do que falar bem do seu país e procurar fazer o melhor para os outros e para si. Muito mais do que servir ao país na política e na forma exemplar de conduzir a sua vida na pátria.

Ser nacionalista é morrer e viver pela sua nação. É sonhar por um povo feliz e fazer deste sonho a sua realidade. Ser nacionalista é acreditar no melhor e cobrar por isso, jamais se satisfazendo por menos, como se a vida fosse uma permissão do homem para o homem, esquecendo-se de que o dono do mundo é Deus.

A vida física é fugaz, mas a existência espiritual é infinita. Somos aquilo que sentimos, pensamos e fazemos no mundo e seremos cobrados por isso. De que adianta ter uma vida tranqüila no mundo, se o que nos é reservado são a vergonha e a tristeza de ter perdido a chance de ter feito o melhor, sem tê-lo feito.

O patriota, luta pela sua pátria, seu rincão, o nacionalista luta pelo seu povo, sua gente. Os nacionalistas dão-se as mãos uns aos outros, onde quer que estejam, pois a nação está fora de qualquer contexto geográfico. A nação é feita do povo que a compõe e partindo desta premissa, sem limites e sem barreiras, somos o mundo.