Orgulho.

Desejo que me aprisiona numa espera, que me desespera...

De tanto querer sentir, pensei sobre como estava sentindo, e perdi o sentimento.

“Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença” – dizia Clarice, então, nostalgia é quando toda a comida cessou...

Saudade é um sentimento urgente, nostalgia não tem solução: a gente só se conforma. Saudade é a ausência provisória de alguém, nostalgia é a ausência eterna de um momento. Você me faz falta. É... Talvez eu não devesse estar falando isso, mas a saudade que eu senti hoje foi mais forte que qualquer "orgulho"

Saudade de você me fazendo rir o tempo todo. Saudade do seu beijo, que me fez esquecer o mundo. Saudade das nossas conversas, e até das nossas pequenas brigas, de você achando que tudo que eu escrevia era pra você, ou um tapa na sua cara...

Saudade até de você emburrado do nada, de você tentando me enganar.

Saudade das nossas incertezas...

Saudade da esperança que eu tinha de ficar com você um dia, só um dia...

Saudade de tudo.

Saudade de você.

A ausência ocupa espaço, ocupa tempo, ocupa a cabeça, até demais, e faz com que a gente invente coisas, nos leva para tão próximo da total loucura quanto é permitido, para alguém em cujo prontuário se lê “sadio”. Ela faz com que acreditemos realmente que enlouquecemos, nos deixa de cama, mesmo quando estamos fazendo todas as coisas do mundo. Todas e ao mesmo tempo. É o transtorno intermitente e perene de implorar por ‘um pouco mais’.

Saudade não é olhar pro lado e dizer “se foi”. É olhar pro lado e perguntar “cadê”?

Isabel Cristina Oller
Enviado por Isabel Cristina Oller em 05/07/2011
Reeditado em 10/09/2023
Código do texto: T3076715
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.