Se puder seja livre,mulher!*

Há mulheres que sofrem violência física e carregam consigo dores e marcas,algumas visíveis,outras ninguém vê...

Há mulheres que amam de mais e confiam seus sonhos,sua vida

sua liberdade...E não raro descobrem tarde de mais que fizeram muito mal.A maioria das mulheres no mundo,são privadas da sua liberdade,

dignidade e vivem assim cativas toda a vida.

Violência não é só levar pancada,não é só hematoma que roxeia o olho.

Violência é dependência de qualquer forma,e a maioria das mulheres se

sujeita a isso por ser mulher.Muitas de nós,casa e tem filhos,vem a falta de coragem de deixá-lo nas mãos dos outros,e a gente resolve ser mãe

por tempo integral,isso demanda no mínimo 15 anos se tivermos um segundo filho em um espaço de dois anos...Você se faz presente,curte todas as dores de barriga,a queda dos dentes,o processo de "desasnar"

como se diz no nordeste (ser promovido de asno a ser pensante),enfim

Você mulher veste a camisa.Passa-se os 15 anos,você se olha no espelho,se vê envelhecida,empobrecida de esperanças e sem nada ter feito da vida que lhe desse liberdade.É muito triste! Você se olha no espelho e ele impiedosamente lhe mostra que seus 20 anos passaram há muito,muito tempo.E pior você não fez nada por falta de oportunidade... Você é jovem? Seja racional pelo amor de Deus!

Se puder estude o máximo e aprenda algo que lhe garanta seu dinheiro, porque uma das formas de violência piores é depender de alguém que não se importa com suas necessidades!

E pior:mulher costuma ser burra,quando trabalha,abre mão do salário

em prol do lar,se pega uma herança ou qualquer quantia abre mão e depois fica na mão! E é isso,infelizmente a vida já costuma nos dar muito menos chance,nascemos desprovidas de força e somos ensinadas a ser submiças,e boazinhas desde criança...Mas a vida nunca é boazinha para nós! Algumas mulheres em nome de uma falsa liberdade

se entregam a licenciosidade,e imagino que cedo ou tarde descobrem

que se violentaram tanto física como emocionalmente.

Outras seguem todos os princípios de moral,e se veem desvalorizadas.

E pior não tem sequer a possibilidade de sair da situação,não há família para onde voltar e mesmo se tivesse não daria mais certo.Resta engolirem a decepção,e lutar na esperança que haja uma mudança na vida.Estudem mulheres! Voltem para a escola,seja aos 15 ou aos 40!

Vão aprender um profissão,pois saibam que ninguém valoriza dona de

casa! Cuide dos filhos,mas na hora que eles souberem se virar,vá para

a rua,enfrente o mundo,vá estudar! Mesmo aos 40,50,não importa!

Se você conseguir viver 10,20 anos com mais qualidade de vida,vai ter valido a pena! Faça sacrifício,se esforce,eu estou tentando,é bom que dê certo... Não abra mão de sonhar,não importa que lhe digam que não pode! Mas nessa idade,por favor,conto de fada não,né?

Reconquiste sua dignidade,essa é minha meta!

Desejo que eu consiga e que todas que tentarem consigam junto comigo! Se nós não fizermos isso por nós, ninguém fará!

Acredite! Eu acredito!

Vamos acreditar juntas!

Não se acomode,porque eu me acomodei e não valeu a pena...

Agora talvez ainda tenha jeito,de um dia eu sentir algum orgulho da minha luta de hoje...Talvez ainda haja esperança para mim...

No momento só sei que perdi tempo de mais.

Mas agora começo a me mexer!

*Isso não é um movimento feminista,mas quem tiver alguma experiên-

cia nesse sentido,pode se expressar para ver se acorda algumas mulheres para a vida.Obrigada!

Elenite Araujo
Enviado por Elenite Araujo em 04/07/2011
Reeditado em 04/07/2011
Código do texto: T3073856
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.