EU ADORO TOMAR QUENTÃO

  ___________________________________________



Nesta época do ano adoro tomar quentão. Além de me esquentar e alegrar  acho muito divertido o nome da bebida. Servido em noites frias em festas ao ar livre, mais apropriado impossível. Se chamasse quentinho penso que não teria o mesmo efeito...

E por falar em nome, outro dia surgiu uma discussão a respeito. Alguém viu na tv uma pessoa dando a receita do quentão, mas ela falava em vinho...  Aqui em S Paulo quentão é quentão e vinho quente é vinho quente! Fui pesquisar e descobri que no sul do país eles chamam o 'nosso' vinho quente de quentão...  Por isso resolvi colocar aqui a receita dos dois, cada qual com seus ingredientes. No quentão não tem vinho, ele é feito de cachaça.




Quentão

  • 1 ½  xícara de açúcar
  • 1 ½  xícara de água
  • 50 g de gengibre cortado em fatias finas (1/4 de xícara)
  • 3 limões cortados em rodelas
  • 4 xícaras de pinga (aguardente de cana)
  • 3 cravos da índia
  • 2 pedaços pequenos de canela em pau
 
Preparo
Aqueça o açúcar em fogo alto, mexendo de vez em quando até caramelizar.
Junte todos os ingredientes menos a pinga e ferva mexendo até dissolver o açúcar.
Junte a pinga, com cuidado, de preferência fora do fogo para não incendiar, misture e deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos.
Sirva em caneca de barro ou louça, pois as de metal tiram um pouco o sabor do quentão.
 
 
 
Vinho quente:

tiras de casca seca de 1 laranja
½ maçã (verde ou vermelha) cortada em cubinhos
cravos e canela em rama a gosto
½ litro de água
1 litro de vinho tinto seco
1 copo americano de açúcar (acho muito!)
 
Preparo
Queime a metade do açúcar com os cravos e a canela
Acrescente o vinho já misturado com a água
Junte a maçã, as cascas de laranja e o resto do açúcar
Deixe cozinhar um pouco
Sirva bem quente