UM DOS NOMES MAIS CARISMÁTICOS DO MUNDO....

Em bom som um Zé falava com outro Zé.

- Falem mal mas falem de mim...

Calada estava, calada fiquei. Pensativa, lembrando de um passado remoto, recordei quando fiquei grávida de gêmeos. Os dois nasceram prematuramente. Na questão do nome foi simples resolver, homenageamos os avós.

Para definir quem seria quem, sugeri escolher o nome do avô paterno para o bebê que tinha mais chance de vida, segundo o médico. E no outro, colocamos o nome de meu pai, já falecido na ocasião dos nascimentos. Coração de mãe é grande, para mim os dois tinham a mesma chance para viver. O nome não interessava.

Para nossa infelicidade, um deles partiu, viveu apenas dez dias. Era o que tinha mais chance. Fiquei desesperada, imaginando que também perderia o outro. O que sobreviveu teve que permanecer na UTI por 40 dias, até que atingisse o peso ideal. O sobrevivente ganhou o nome José, carinhosamente chamado de Zézinho e Zé. Para mim é um nome lindo ! Além de ser o nome de personagem bíblico, foi também o nome de meu tataravô de Alfarnate (Espanha) e nome de meu pai.

Mas para minha decepção, na adolescência meu filho José revelou-me que não gostava do nome porque era utilizado, de forma pejorativa, em peças publicitárias, em conversas corriqueiras, etc. Fiquei chocada.

A partir de então passei a observar que ele tinha razão. É incrível como utilizam este nome. Mas tem o outro lado, creio que nenhum nome é tão utilizado de forma carinhosa como este. A expressão pejorativa relacionada ao nome José foi criada em Portugal, segundo li no Dicionário Informal (internet ).

Em nosso país existem inúmeros Josés maravilhosos. Gente digna, que certamente não deve gostar de escutar as expressoes pejorativas.

Como uma curiosidade, fiz uma consulta básica na internet, encontrei diversos negócios e afins com este nome, bem curiosos e interessantes.

Cantinho do Zezinho, Zé buscapé, Zé Colméia, Zé porteiro, Bar do Zé, Zé do hamburger, Pousada do Zé, Blog do Zé, Imobiliária do Zé, Casa do Zé Espetinhos, blogão do Zé, Zé pequeno, Zé pedal, Zé pardal, Zé ilustrador, Zé offline, Zé zumbi, Zé pneus, Zé do fusca, Zé das panelas, Zé gordo, Zé magro, Tirinhas do Zé, Zé fotografo, Zé oferta, Festa do Zé, Zé pião, Zé Lins, Festa do Zé, ...

. Vc conhece mais algum ? (rs)

Marina Gentile
Enviado por Marina Gentile em 02/07/2011
Reeditado em 18/01/2013
Código do texto: T3070125
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.