MENINO DA ROÇA

MENINO DA ROÇA

Se você nasceu e passou a sua infância na roça, pode se considerar um felizardo.

Em contato com a natureza, você aprendeu a amá-la e compreendê-la. A sua primeira pescaria, a descoberta de um ninho de passarinho, andar à cavalo, candear bois, tirar leite e muitas outras atividades fizeram de você uma criança feliz.

Quando a galinha que você ganhou de sua madrinha chocou dez pintinhos, foi grande a sua alegria! E o que dizer de sua emoção ao acordar de manhã e verificar que dois cabritinhos haviam nascidos naquela noite? Você distinguia os diversos cantos dos pássaros e sabia até imitar alguns... E a garapa que você tomava na casa do vizinho com a cana sendo moída na engenhoca de madeira? O cachorrinho de estimação que o acompanhava nos banhos no rio e nas cachoeiras. E o carrinho de cabritos que o seu pai fez para você? Foi muita emoção...

Aos domingos, geralmente na parte da tarde, as visitas que a família fazia às casas dos vizinhos, com direito ao café e com uma vasta mesa de quitanda. As brincadeiras com os meninos dessas famílias até quase o anoitecer...

À noite, quando todos reunidos, geralmente na cozinha, ouvindo as estórias e casos de assombrações contadas pelas empregadas da casa e que fazia você ir para a cama morrendo de medo...

Acordar de manhã, bem cedo, para tomar o leite quentinho que o retireiro acabava de tirar de sua vaca preferida e que todos diziam que tinha o leite mais saboroso...

Olha, se você nasceu na roça, tenho a certeza de que presenciou ou viveu alguns desses momentos e muitos outros que ficaram como uma doce lembrança.

Nós éramos felizes e sabíamos ...

******************

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 01/07/2011
Código do texto: T3068781
Classificação de conteúdo: seguro