Festas Juninas dos Pequenos Antenados
No meu tempo de criança, quando os, pequeninos compadres e comadres, faziam aquele tradicional passeio pelo caminho da roça, era só a professora ameaçar um “olha a chuva!”, que encenavam um trágico volteio, e tomavam o caminho de casa. e as ameaças continuavam, (olha a cobra! A ponte quebrou! Olha o bicho papão!). Adorava aquelas festas, homenageávamos a São João, São Pedro e Santo Antônio. Nunca tinha parado para pensar que as coreografias evidenciavam alguns dos temores das crianças de outrora.
Não me surpreendi com a última quadrilha que assisti, onde a professora ameaçava as crianças menores com um perfil modernizado, e o que comandava o volteio dos pequenos antenados era, (olha o vírus no computador! Olha uma nova bactéria! Olha o sequestro relâmpago!). E as ameaças para as adolescentes, Marias Breteiras de plantão tentando achar um peão para casar, o volteio era certeiro quando ouviam, (olha o limite do cartão de crédito! Olha a bulimia!). Ainda me divirto com essas festas, os santos continuam sendo homenageados, e as velhas coreografias agora evidenciam novos temores.
Os tempos mudaram e as fobias se atualizaram. Hoje o “Olha a chuva!” aterroriza os moradores do morro, que vivem em área de risco. Se alguém gritar olha a cobra, logo vêm as ONGs com passeatas em protestos para a conscientização da preservação ambiental. A ponte quebrou! Essa ninguém mais conhece, mas “O Caos no trânsito!” Isso sim é que é horror. E o temível bicho papão foi materializado como ladrão ou sequestrador, tipo comum, andam livres pelos mesmos caminhos que um honesto trabalhador. E o tradicional passeio de pares pelo túnel? Nem pensar, a violência já anda ali faz tempo. Pânico geral na certa!
Daqui a alguns anos, as coreografias serão as mesmas, e os mesmos santos serão homenageados o que me preocupa é quais serão as novas fobias dos nossos futuros pequenos antenados.