De Ser Humano para Ser Humano

Olá Ser Humano, como você está?! Ah, já sei a resposta, mas não a diga. Não, não diga o que está pensando em responder, porque você não está “ótimo”. Acredite, eu sei que não está.

Responda que está péssimo e desapontado com a vida. Qual o problema você ver nisso?! Pra mim não há nenhum. Às vezes é bom descarregar o mau humor, nem que seja xingando uma porta que você machucou o seu dedo medinho.

Ah e não sorria pra quem está passando na rua também não! Só hoje, dê a si mesmo o direito de não respeitar ninguém. Você respeita tanto os outros que acaba esquecendo que também merece o respeito. Não, não estou dizendo que tem que ser mal educado e sair por aí xingando velhinhos que querem atravessar a faixa de pedestres. Apenas digo para não sorria para quem você não suporta, não merece. Você não é santo, você é Ser Humano. Você tem todo o direito de sentir e por isso eu digo: sinta. Absorva cada sentimento que está em seu peito e que você nega com veemência, pois o considera descabido só por que está fora dos seus padrões.

Padrões?! Você não acha que os padrões sociais, e eu incluo ai os religiosos, políticos, culturais, o bastante?!

Ah, pelo amor de Deus! Liberte-se desses padrões próprios e inúteis que só lhe amarram a um pelourinho no meio de uma praça com as cordas mais fortes já existentes. Padrões... risque, rasgue, queime, jogue no mar (e não dentro de uma garrafa pra ninguém achar e copiar), esqueça-os. Eles não existem, só em sua mente e isso o faz cada vez mais medíocre, atarracado, sufocado e, o principal, não o deixa viver. Não o deixam ser o que realmente é.

Não se negue, Ser Humano. Você pode ser bonito, simpático, carismático, exuberante e feliz ao mesmo tempo que é feio, carrancudo, abusado, desanimado e triste. Sim, você pode. Quem disse o contrário?! Você não é perfeito nem feito esculpido em pedra sabão com um sorriso permanente no rosto de felicidade, muito menos com olhos que transparece isso.

Não se engane e não crie dentro de si um outro ser. Esse tipo de atitude torna-se nociva, doentia, marca a pele como escaras mal curadas (e estas podem levar a morte!) quando o ser não percebe que virou dois em um, de uma forma tão intrínseca que não consegue mais saber qual o seu verdadeiro eu, não consegue encontrar o caminho que deve traçar em sua caminhada, outrora planejada por forças que desconhece, mas acredita.

Assim, nessa confusão do que é o ser verdadeiro, o tal ser para, estanca e estagna em vários pontos de sua existência, vivendo em desequilíbrio total achando que é certo um lado da balança está elevado e sempre querendo, e conseguindo, subir mais e o outro lado estático, raso, rebaixado. (Não sei como você consegue Ser Humano, mas sua balança sobe de um lado e a outra fica parada!).

Manter o equilíbrio é difícil, mais difícil do que se imagina.

O equilíbrio, para você, é o estar bem, estar feliz e satisfeito permanentemente com todos os fatos e acontecimentos da vida. Mas quem disse que a felicidade é plena? Quem lhe informou isso estava lhe enganando e você caiu direitinho, de cara, de corpo e de alma em sua artimanha.

O problema, agora que você se deliciou com a maçã envenenada de felicidade, é mostrar-lhe que ela apenas é uma droga, aquelas viciantes, do tipo que quem come um pedaço quer mais e mais e mais, incessantemente mais o tornando dependente e entorpecido (e é agora que vem a pior parte!) você não se deu conta no que se meteu.

Para você entender o que é o equilíbrio vai doer. E digo isso sem pena!

Vai doer porque é preciso chorar, é preciso desmoronar, ter raiva, gritar, espernear e mostrar que é fraco. Vai doer porque mostra sua fraqueza é sua maior fraqueza, seu ponto fraco. Ponto este que fica tão escondido que você não mostra a ninguém e sabe porque?! Porque você não permite. Mas deixe de besteira, seres humanos não comem gente (ao menos a maioria que tenho conhecimento...).

Espero, e espero muito mesmo, que você compreenda que é sentindo isso, também, que você irá conseguir o tão falado equilíbrio. e não imagine este como sendo uma balança de duas bandejas parada numa mesma altura. Não! O equilíbrio encontra-se no mínimo desajuste constante da balança que sempre deveria estar ora pra cima e ora pra baixo, pois é assim que o equilíbrio está em você. Ora se tem altos ora se tem baixos. Movimentos constantes que fará você triunfar e desabar de forma conexa, sempre aprendendo e chegando a picos não esperados da vida.

Pois é Ser Humano, esse caminho não é fácil, mas comece a tentar descer. Sim, descer! E não me venha com essa cara de surpresa não! Às vezes a descida se torna tão importante quanto a subida ao pico mais alto do teu universo.

Agora, que já disse tudo, pode ir seguir sua vida. Mas antes tire essa cara de quem acha que estou falando nada com nada! Eu sei que, de alguma forma, você sabe muito bem do que se trata essa conversa fiada toda.

Patricia Oliveira Dias
Enviado por Patricia Oliveira Dias em 30/06/2011
Código do texto: T3066947
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.