Desejo de Viver

Segundo Ítalo Calvino, ao escolher "Contos fantásticos do século XX",definiu, como critério para selecionar os melhores para compor sua obra,o fantástico nos escritos como referente a muitas coisas relativas à interioridade do sujeito, bem como a simbologia coletiva. O elemento sobrenatural surge para surpreender e revela o inconsciente, o reprimido, o esquecido e as coisas que se afastaram da atenção racional, aquela que está ao nível da consciência e que nos engana, fazendo-nos supor que está no comando das nossas ações e que tem o poder de controle.
Calvino pontua como o fantástico diz coisas que se referem a nós, vez que mostra a realidade do mundo em que vivemos e percebemos, bem como o mundo em que habita o pensamento e tem, ou não, o poder sobre a nossa forma de viver.
Casualmente, leio uma reportagem com a atriz Blanca Portillo, que dirige a peça ","La avería",que se fundamenta em um conto moral, onde anciãos discutem sobre a lei, a justiça e ël deseo de vivir", apresentando-se,inicialmente,em Madri e em Barcelona. Do que trata a peça? A proposta é fazer uma viagem ao interior da consciência, segundo ela, às vezes de forma divertida e às vezes de forma cruel,"para anaalisar as decisões, as ânsias de triunfar e seu efeito no que está em volta."
Se juntássemos a obra de Calvino e a peça de Portillo, perceberíamos, sem esforço, que o fantástico pode ocorrer perto de nós, dentro de nossas vidas, desde que estejamos prontos a apreciar os vários estilos e formas do homem sentir o desejo de viver. rascunho