OUVINDO UMA AMIGA



Ela me disse ao telefone, que está em São Paulo e precisa muito conversar. Entre uma xícara de café e outra, as lágrimas molham seu rosto, e algumas delas misturam-se ao líquido. Ela as degusta como se quisesse reter a dor, a mágoa e a raiva, que sente.

Amiga de muitos anos, ela quer ser ouvida em primeiro lugar. Depois, quem sabe escutar uma palavra reconfortante.
Sentada em meu sófa, eu a escuto com o coração. E por vezes ele fica apertado em meu peito, ao saber das dores que estrangula o dela.
Faz tempo que não a vejo. Ela mudou-se de nosso condomínio para o sul, sua terra natal.
Mas, segundo me contou, só problemas a acompanharam na mudança.
Ao contar-me sobre eles, sua voz sumia em prantos, ao referir-se a quase perda de seu único filho, em uma cirurgia que o levou a passar semanas na UTI em coma.
Quando lembrou a traição vergonhosa de seu marido. As lágrimas desciam com gosto amargo da raiva.
Por fim, rematou dizendo que sua saúde fora muito abalada por tudo isso.

Depois de emprestar os ouvidos com carinho e atenção.
Lembrei a ela que a raiva/mágoa, matam.
E que boa parte das doenças que ela apresenta, resultam da somatização delas.
Ela, então me disse: Nossa! Você, parece meu médico falando.
Eu falei: Então, você já sabe que a raiva/mágoa, fazem mal a quem sente. E não adianta externá-la, chutar o pau da barraca, como se diz. Essas explosões deixam sempre os resíduos da ira, ou da palavra agressiva em nós mesmos. E isso faz tão mal quanto guardar esses sentimentos, dentro de nós. Segundo a ciência médica.

Então, o único jeito de livrar-se desse sentimento daninho.
É mudar nosso comportamento e sentimento, enfim nos reeducarmos.
Ela, respondeu: Pois é isso mesmo que minha Terapeuta fala. Parece até que você combinou com ela, pra me dizer tudo isso. Mas, eu não consigo, o que sinto é muita mágoa e raiva dele e dela.

Fiquei triste por saber tudo que ela tem passado. Mas, vi que o que mais a tem afetado, é ela mesma, por não conseguir mudar o seu próprio sentimento/comportamento.
O fantasma da raiva misturada a mágoa, não sai do seu coração, e por isso ela carrega junto a bagagem pesada do sofrimento. Que não cessa.

Ao ouví-la, constatei que o autor da frase: A DOR É INEVITÁVEL, O SOFRIMENTO É OPCIONAL. Está coberto de razão.

A dor vem pra todos, uma hora ou outra. Isso é fato. Agora sofrer mais do que o necessário, é escolha nossa.


Lenapena
Enviado por Lenapena em 30/06/2011
Reeditado em 13/11/2011
Código do texto: T3066200