Índias na Itália

Esta história aconteceu com duas amigas minhas, Matilde e Célia, professoras muito chiques, em viagem à Itália. Aliás, viajar é o que não falta às duas. Matilde um ano desses passou o aniversário em Moscou. A cada viagem, me traz uma lembrança. Já ganhei do Egito, Finlândia, Argentina, Áustria... Mas o que eu queria mesmo era viajar, rsrsrs.

É matilde quem conta:

Um dia, em Siena, na Itália, um senhor não acreditou que Célia e eu fôssemos amazonenses, porque “amazonense é índio" e nós éramos brancas.

Eu respondi que me orgulhava muito da ascendência índia, pois os índios tinham culturas riquíssimas, já que não há o "índio", mas muitas etnias.

"Entretanto, senhor, um costume se sobressai aos outros, e nós o herdamos, o de tomarem banho e serem limpos, cheirosos, um cuidado muito grande com o corpo e com os outros".

Acho que o homem não gostou, mas nós gostamos e uma mineira que estava no mesmo vagão do trem e ouviu, adorou.


Vocês não acham que este é mais um motivo maravilhoso de ser amazonense, que podemos compartilhar com os outros brasileiros?

Valeu, Matilde. Tô fazendo minha parte.
Eduardo Escreve
Enviado por Eduardo Escreve em 29/06/2011
Reeditado em 30/06/2011
Código do texto: T3064927
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.