O que acontece no recanto das letras?(Convite ao Onanismo)
Onanismo:de acordo com a bíblia,Deus castigou Onan deviodo aos excessos deste na prática da masturbação,e consequente desperdício de sêmen,que ao invés de ser utilizado na fecundação da mulher,era displicentemente jogado no chão.
Vivemos num momento de explosão onanista.Exemplo:Quantos dos autores que escrevem neste site literário lêem o que os outros autores publicam?Fala a verdade:o grande lance é escrever e esperar ávidamente pelo aparecimento de suas palavras na telinha:que enorme e lânguido prazer,ficar a sós,você,suas palavras e você mesmo!
Será que é assim mesmo?É simples comprovar:você,meu colega escritor desse site,quantas pessoas comentam o que você escreve?Posso lhe adiantar que no meu caso,muito poucas,e quando comentam,é algo do tipo "muito bom","contin ue assim".
Estamos numa época de muito pouca conversa.Nas academias:todo mundo se olhando no espelho.Nas ruas-todo mundo falando sózinho enquanto escuta seu MP3.Nos ônibus-sem conversa com a pessoa do lado,pode ser um psicopata.Nas filas:sem conversa,pode ser um psicopata.Nas famílias:cada um no seu PC,depois cama´,levantar cedo no dia seguinte,ralar pra pagar uma boa escola pros filhos senão podem virar psicopatas.
Conversa com o médico?Nem pensar.Ele nem olha pra você,e o tempo é curto.Conversa com a namorada?Não dá ,o negócio é dar aquela rapidinha(o nome já diz tudo) e rapar fora.Conversa com o maridão?Tá cansado,o dia foi duro e hoje joga o timão.
Na verdade,o onanismo,longe da atividade sinistra que preocupava os educadores e padres no início do século,afirma-se hoje como o nobre exercício onde o sujeito depende de sua criatividade,sua persistência,e até de seu preparo físico.Claro que a pornografia na Internet,os joguinhos da Internet,os bate(papo) na Internet,tudo isso ajudou um bocado no estímulo ao nobre esporte de Onan.É só o camarada se fechar no quarto com seu Personal(e como)Computer e mandar bala;não tem risco de saúde,não paga motel,não tem que discutir a relação nem ir no aniversário da tia de 130 anos.Belezsa!
E o onanismo intelectual,então?Escrevo textos pra ninguém ler,só eu mesmo;falo coisas nos debates que só eu entendo,assim ninguém discorda nem discute;promovo teorias que não tem qualquer significado para a humanidade,mas quem acha isso é porque não entendeu.Simples assim:sem risco pra saúde,sem discutir a relação.
E assim caminhamos gloriosamente ,numa grande marcha onanista,para um silencioso futuro de autistas.
Quem diria,hem?Descascar a mandioca,cinco contra um,justiça com as próprias mãos,bronha,palmita de la mano:mais uma vez as grandes revoluções são engendradas na solidão obscura do pensador.