Prazer em fazer bem-feito.

Vencer bloqueios criados na primeira infância por pessoas que um dia fizeram parte de nossa vida é uma das tarefas mais sérias a ser superada em nossa existência pois de uma boa saúde mental depende o sucesso da maioria das decisões levadas a cabo. Perceba que uma decisão inconseqüente gera frutos impróprios já que a questão criada não se supera por si e sim por algo a ser agregado ao projeto inicial para sanar as brechas que aparecem durante e após a implantação do mesmo.

Um exemplo disto tive no passado quando uma amiga projetou a planta de sua residência sem levar em conta os efeitos que uma construção sem a devida proteção às intempéries. Fiz ver que as aquisições de algumas caixas de material impermeabilizante adicionado à estrutura fariam o lar ficar protegido da umidade porém minha sugestão não foi aceita. Anos mais tarde, fui chamado para resolver o quebra-cabeça pois coisa alguma adicionada à superfície das paredes se mostrava eficiente na barreira da umidade.

Naquele momento lembrei que durante a construção faltou ao alicerce um material de extraordinária importância mas fui informado que eu dissera apenas o que fazer sem se preocupar em explanar o porque de seu uso. Não gostei do que ouvi pois a construção não era minha e o alerta, uma simples sugestão visando o bem físico e financeiro da família - aceitar não fazia parte de meus planos e sim dos planos dela pois a casa que brotou do papel sairia (como saiu)de qualquer forma - com ou sem sugestão. Assim sendo, contratamos um profissional que ao longo de alguns meses e um bocado de dinheiro, sanou o mal pela raiz.

Bem...qual lição que se tira disto? Ouvir sugestões de pessoas da área é parte do aprendizado porém colocar em pratica o que se aprende, opcional. Quer continuar na escuridão? Faça como bem entender porém não busque no outro motivo para as suas faltas pois elas estão em você e ninguém melhor que você mesmo para sana-las. Fez uma burrada em não ouvir? Tudo bem... tem conserto. É só voltar para trás, admitir a besteira, acertar o problema porém jamais projetar em quem alertou a respeito do problema antes do inicio da obra sobre a falha do projeto feito pelo outro. Algo que merece ser feito, fale a pena ser bem-feito para não se trabalhar duas ou mais vezes no mesmo problema.

Manoel Claudio - 01/12/2006 -07:15h.

www.foradassombras.cjb.net

Manoel
Enviado por Manoel em 01/12/2006
Reeditado em 06/12/2006
Código do texto: T306413
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.