Religião e religiosidade

Não tenho nada contra qualquer religião, pelo contrário, gosto de quase todas! Amo os cânticos e louvores da Igreja Evangélica; acredito em todos os santos da Igreja Católica; sou apaixonada por Nossa Senhora; adoro o Movimento Carismático e seus padres inacreditavelmente sábios; acredito na força das linhas da Umbanda e fascinada pela pureza dessa doutrina; respeito a magia do Candomblé e a força dos seus Orixás; encanto-me com a sabedoria da Doutrina Espírita e de todo o bem que essa verdade já trouxe para a Humanidade; interesso-me pelo Budismo e pelos ensinamentos desse maravilhoso Mestre que foi Buda; gosto dos Ensinamentos da Fraternidade Branca e dos Mestres Ascensos; enfim, todas as religiões fascinam-me e nenhuma delas me prende. Na minha concepção, toda forma de prisão é condenável. E uma delas é o fanatismo. Esse negócio de achar que religião salva a alma de alguém é pura enganação. Conheço pessoas extremamente religiosas e absurdamente dissimuladas. Conheço pessoas extremamente caridosas e absurdamente egoístas; pessoas que pregam a igualdade, o amor e a justiça num púlpito e cometem atos repugnantes quando desligam o microfone. Pessoas que cometem injustiças o tempo todo, roubando a paz dos seus subordinados, a alegria das pessoas que convivem ao seu lado e, depois, no finalzinho da semana, dão uma passadinha na igreja, recheiam o envelopinho do dízimo e saem com a alma límpida e resplandecente. Muitos fiéis pagam propina para usar a credibilidade do nome de Deus, sem entenderem absolutamente nada do amor que envolve a Grandiosidade do Seu Nome. Eu acredito sim, que existe um Deus, uma força justa que rege o Universo e a harmonia dos corpos e dos passos que ladeiam a nossa caminhada. Acredito que são as nossas próprias ações, as responsáveis por selar o nosso destino nessa Terra. Acredito que nada nesse mundo fica escondido por muito tempo. Todas as coisas aparecem, mais dia menos dia! Acredito que Deus, diferente do que a maioria pensa, não se vende por dízimo, não se comove com lágrimas, não se encanta com discursos, nem acredita em inverdades, mesmo que sejam da mais alta hierarquia, ou da mais baixa covardia! Deus é justiça. E essa verdade, ninguém no mundo poderá burlar.

Gilmara Giavarina