TRUQUES DE BELEZA
 

 
Eu pouco conhecia sobre a aspirina, a não ser que é um analgésico usado para aliviar dores em geral, especialmente a dor de cabeça; que é antiinflamatório e antipirético; que é indicado para reumatismos e que também pode reduzir o risco de infarto. Desde sempre ouvi falar da aspirina, no entanto, jamais pensei que fosse tão velha. Parece que sua história começou há uns quatro mil anos! Em papiros egípcios já apareciam alusões a ela. Na Grécia antiga, Hipócrates recomendava folhas de salgueiro para aliviar dores e os índios da América usavam lascas do tronco desta árvore para curar a dor de cabeça. Mais tarde, cientistas e químicos conseguiram fazer o remédio tal qual o conhecemos hoje, que foi comercializado em 1899. Isso é um pequeno resumo do que li num artigo comemorativo aos cem anos de sua existência, publicado na França em 1999.
 

Muita gente sabe que um comprimidinho de aspirina na água de um vaso prolonga a vida e a beleza das flores. Mas talvez não saiba que ela pode contribuir também para a ‘nossa’ beleza. Limpar o rosto com algodão embebido em aspirina efervescente diluída em um pouco de água elimina as impurezas da pele e até indesejáveis espinhas. Para dar brilho a cabelos sem vida, basta acrescentar aspirina efervescente à água do último enxágüe. 
 

Acho que amanhã mesmo vou passar na farmácia...