Semana de Letras na Faculdade.

Literatura e nomadismo.

Deslocamento da poesia e da ficção no mundo contemporâneo.

O mundo contemporâneo em que vivemos hoje em dia nos distancia do mundo poético. A literatura infelizmente não é para todos.

Tudo hoje é racionalizado, relacionado ao dinheiro. Historicamente somos carregados de conceitos materialistas, todo mundo pensa em praticidade o imediatismo fala mais alto.

Nesse evento acontecido no auditório da faculdade nos remete a outras dimensões.

A poesia tocada com flauta, um instrumento solista que trás uma canção pouco comum, mas com um poder de transformação, de hábitos de uma calmaria só.

Wagner otis o Homem da poesia de uma nota só, contou, cantou e encantou com a poesia ´´ bolha `` e etc...

O eminente professor ítalo meneghetti nos fez pensar e interligar o real com o irreal.

Nomadismo é sair de um ponto, dar quantas voltas for preciso e parar ao mesmo ponto.

O deslocamento de um ponto para outro, viagem realizada através de textos, vai junto o pensamento e sentimento que estavam ocultos no submundo do autor, isso só é possível através da literatura.

Aquilo que é sonho e razão, há uma estrada grandiosa entre os dois.

Ao ler não pratica literatura sem erra ica.

As espacialidades da literatura é mal trabalhada segundo o professor Ítalo.

A construção de viagem sem elemento palpável, vai de um ponto a outro , embarca numa viagem em palavras com autor.

O professor falou e repetiu por várias vezes, como o nomadismo é muito presente na pratica nas grandes metrópoles, como a grande São Paulo, com comunicações das grandes vias.

Não tem nomadismo sem espaço e sem tempo.

Na construção de texto, personagens precisa também de espaço e tempo.

Ele finaliza falando que nas grandes cidades há vários espaços; Políticos, administrativos, vias, ruas e muitos outros espaços, onde tem milhares de escritores produzindo seus textos e circulando por aí nesses espaços.

Período Vini ciano.

Veja o período vini ciano, com poema ´´Ariana, a Mulher`` onde podemos encontrar muitas informações escondidas por trás das palavras bonitas li contidas.

Vinícius de Morais e muitos outros autores na época da Ditadura, quase foram impedidos de expressar seus sentimentos, suas angustias, suas ideias, mas com a inteligencia começaram a utilizar os meios de comunicação possível da época para comunicar-se e divulgar suas ideias e poesias.

Foram dois períodos complicados para esses grupos. Escritores, poetas e jornalistas tinha a vantagem por que os avaliadores no segundo período de repressão em especifico, eram desprovidos de inteligencia, então por não ter conhecimento suficiente os escritores conseguiam transmitir mensagens as vezes quase ocultas para a sociedade.

Segundo nosso colega que apresentou o trabalho muitos escritores e jornalistas se sentiram privados por não poder se expressar com clareza, por isso tiveram que recorrer a esses recursos para comunicação, uns deles foram: Chacal,Iara Vieira,Lúcia Melim, Paulo Diniz e Paulo Lemix.

Revistas e jornais da época foram invadidos, destruídos e impedidos de suas funções, uma delas baste conhecida foi a revista Nave louca.

Nesses evento podemos ver também uma pesquisa sobre os jargões evangélicos.

Qual o real significado sobre essas palavras e de onde vem tudo isso? Se tem base bíblica ou não? E qual a reação dos não evangélicos com relação a isso.

As semióticas das Palavras.

As palavras são resposteis pela significação do mundo.

A discussão, o debate dos significados das palavras.

Veja no que da, Sobre o Sim, Não e Talvez.

O Sim, por si só é positivo, mas de muito sim ele pode passar a ser negativo.

Ele pode abrir muitas verdetes, pois o sim faz com que eu me misture a outros grupos, me junte a outros membros, dizer sim está certo, mas saiba que ele é controlador.

O Não, claro é negativo é aquele separa, se está tudo certinho e o Não entrar em ação, com certeza tudo será desbandalhado como se diz na minha terra.

O Não reforça a minha identidade, posso falar Não a alguém para instiga-lo.

Quando procuro alguma reação de alguém é só praticar mais o Não que você terá.

O talvez , é confuso e como é confuso, pois ele pode tanto ser o Sim como o Não, mas até realmente decidir muitas águas rolaram.

Quando pergunto para alguém se posso encontra-la em tal lugar e ela fala talvez aí começa a angustia, por que a dúvida é cruel não se importa com seus sentimentos. É angustiante por que não se sabe se vem um sim ou o Não.

O que falo, aqui são estudos semânticos das palavras, que muitos estudiosos fazem há vários anos, como o Jakobson, Bahtim, Sanssure, Greimas e acrecido com as pesquisas do professor Sidnei Barreto.

Gramatica Interativa.

Pela primeira vez participei de uma palestra iterativa sobre português.

O professor, palestrante e autor de vários livros Sinca, brincou e explicou ou melhor corrigiu algumas palavras que estamos habituado a falar utilizando a influencia do inglês, como por exemplo: Esfirra, antes era esfha com inglês. Muçarela bastante conhecida como: mussarela, o quibe, no inglês é kibe com K , e mais outras palavras que depois de muitas conversas vamos percebendo que estão erradas, vejo isso no dia a dia, até mesmo em jornais aparecem muitas palavras com erros.

Logo em seguida o professor das crases e assim como eu , muitas pessoas tiraram algumas duvidas, o legal do professor é que ela acaba nos divertindo e ensinando ao mesmo tempo.

Crase não é acento.

Crase é uma coisa e acento agudo é outra coisa totalmente diferente.

Relembrei dos velhos tempos de primário, o velho ditado, foi falando as palavras e nós todos escrevendo, em seguida a correção ortográfica.

Vejo o professor falando com tanta naturalidade até mesmo por que ele domina o assunto como ninguém, isso me motiva a dedicação, pois vejo um crescimento pessoal e profissional.

Na sexta-feira ultimo dia de palestra.

Na sexta ultimo dia de evento, foi uma semana muito boa, sei que nem todos gostaram, mas ao meu ver, cada dia com uma atividade diferente, porem com conteúdo riquíssimo.

Começamos falando do meu próprio livro, meu primeiro filho, como foi a criação de personagens, de transcrever alem da escrita, falando do plano de fundo da criação de imagens, as citações de senários reais de São paulo.

Em seguida o colega Francisco falou do seu livro´´Augustos`` com suas poesias maravilhosas e claro falando um pouco de suas inspirações e também do inicio do seu projeto que era bem artesanal.

No final o eminente professor Sidnei Barreto falando do seu livro um trabalho lindíssimo onde se trata da cultura, costume e religiões africanas e muito mais.

Falando dos seu projetos, indo agora em breve para o sul do País divulgando o seu livro e seu trabalho que ele mesmo fala que é feito com muita paixão.

Temos muito o que aprender com o professor Sidnei, saibam que ele é muito inteligente, engraçado e muito legal, pelo pouco que conheço percebo o coração gigante que ele tem.

Particularmente foi uma experiência extraordinária, aprendi muito e espero ter contribuído também afinal eu também falei das minhas experiências para mais de cento e vinte pessoas ali presente, então espero ter contribuído com alguma coisa.

Essa experiência levo comigo para todo um sempre e claro que serve para um crescimento pessoal e profissional.

Marcos Ribeiro de Macedo
Enviado por Marcos Ribeiro de Macedo em 26/06/2011
Código do texto: T3059113