MEU CREDO. SIMPLICIDADE .

Viver a vida concedida com alegria, ser solícito com quem precisa da família, integralmente, no socorro e assistência, sem medidas ou restrições, ela é a base da humanidade, quem descura da família enterra sua vida na vala da ingratidão, ajudar os amigos, estender a mão para os caídos, perdoar os doentes da alma por seus defeitos, tentar incutir em seus corações a remissão, ser solidário com o próximo na mais abrangente acepção do vocábulo, sem balizas ou freios, não negar comida a quem pede, abrigar as criancinhas, ajudá-las em tudo, não diminuir as pessoas por mais simples que sejam, ao contrário, dar maior atenção aos desfavorecidos socialmente, respeitar a todos, sem bandeiras ou marcos, independente de religião, etnia ou preferências ligadas às liberdades que se contém dentro da lei moral, trabalhar para produzir e ser útil socialmente, por toda a vida, sem trabalho somos a erva daninha que se espalha sem nada somar, colocar freios no orgulho pessoal ainda que possa ter méritos, nunca estar ao lado da pretensão que mata a alma e desgasta o corpo e mente a nós mesmos, pois ela é árbitro da nossa própria vontade, cuidar de seus pensamentos, que sejam setas do bem atiradas para as alturas onde sejam visíveis, viva materialmente dentro de seus limites, de modo que possa ter conforto sem que fique prejudicado pela avareza que pune o somítico, deixando-o em sofrível nível de vida, não acumule o que não serve nem usa, destine e distribua o que tem em excesso, mais ainda não tendo filhos para a sucessão, reter é perecer, chegamos de mãos vazias e assim partiremos, seja o porto seguro da compreensão que pacifica o espírito por não fraquejar na caminhada, entendendo que a vida é trabalho e não distração, ensine o pouco que sabe a quem não sabe, esclarecendo a existência humana para que haja menos conflitos, esmague a soberba que pode surgir, mesmo e sempre sem fundamento, recuse aplausos se ocupa honrosos patamares sociais entendendo que sua missão é força de destinação de outros espaços e não há destino sem razão palpável, forneça pela luta dos valores o ensinamento que lhe foi passado, espere que haja mais esperança e menos trevas no futuro da humanidade, seja a menor partícula da criação, mas aquela que não descreveu violência, desengano, traição, omissão, desamor, soberba ou foi preguiça, indolência e tormento para os entes queridos, tirando-lhes a paz, antes e somente, exclusivamente, amor.

MEU CREDO.

CREIO NO AMOR POR SER A FORÇA QUE IMPULSIONA E MOVE TODA A NATUREZA;

CREIO NA AMIZADE POR APROXIMAR OS IGUAIS E FAZER IRMÃO OS DESIGUAIS;

CREIO NO AMANHÃ POR SER A HISTÓRIA DE ONTEM E A PRESENÇA DE HOJE;

CREIO NA FÉ QUE NÃO EXPLICA O DESCONHECIDO, MAS O TORNA AMENO;

CREIO NO TRABALHO QUE FAZ A UTILIDADE DA VIDA E O CRESCIMENTO DE TODOS;

CREIO NA NATUREZA, MÃE DO VERDE, DA MONTANHA E DOS MARES, RIQUEZA DE TODOS MARAVILHA DE POUCOS;

CREIO NO CONHECIMENTO QUE TRAZ COMPREENSÃO E ABRE A PORTA À SABEDORIA;

CREIO NA BONDADE QUE FAZ O CÉREBRO CEDER AO CORAÇÃO;

CREIO NO DIREITO POR SER A REPRESENTAÇÃO DO CONSCIENTE COLETIVO;

CREIO NO ESPÍRITO, COLUNA DE LUZ DA HUMANIDADE;

CREIO NA JUSTIÇA QUE EDUCA O EQUILIBRIO SOCIAL;

CREIO NA FAMÍLIA, VIGA PRINCIPAL DO ESTADO;

CREIO NO SER HUMANO, PRESENÇA VIVA DO CRIADOR.

Publicado às fls 69, “Coletânea Poética”, 1989, Sindicato Nacional dos Editores de Livros. Rio de Janeiro.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 26/06/2011
Reeditado em 26/06/2011
Código do texto: T3057860
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.