Abre-se as cortinas

Oi, olha eu de novo aqui.

Com este título eu só tenho a dizer, que vem coisas do baú novamente.

Volta, minha viagem aos anos 65, poxa que longe em?, mas a mente é mente, deitado em uma rede na varanda de minha casa, em Arraial d' Ajuda (Porto Seguro), minha casa foi construida no meio da Mata Atlantica fica a 4km da praia da Pitinga, e venta muito principalmente a tarde quando ouço o cantar de vários passaros que ficam em uma árvore na frente de minha casa, aí é só sinfonia natural, vem vários passaros que descortinam em suas belezas como se fosse um desfile, que encantam os olhos, e veja só, o homem, destruindo esta beleza tão linda que ficará para nossos netos, algumas fotos, ou vídeos qua agora alguns que amam a natureza se esforça para salvar tudo isto , que a passos largos vão sendo exterminados pelos egoistas, gananciosos, e amantes de sí mesmos.

Bom, dizia eu que a mente me fez dar uma passadela nos anos 65, quando no Berra Lobo, eu vivia junto a minha familia, e amigos numa vida modesta, mas muito agitada, então me lembrei da disputa que havia entre os moradores do explosivo e os do pé vermelhos, tinha uma rivalidade principalmente no futibol, era o time do explosivo o Brasileirinho, e o do Berra Lobo o Campestre e o Estrela, meu Pai jogava nele( Gentilão), mas era chamado de bicudeiro de Santa Maria, era legal.

Jogo entre os rivais, quando era no campo Brasileirinho, o pau quebrava, ninguem que jogava contra o time do explosivo, saia sem levar uns ponta-pés,(rsrsrs) este jogo acontecia Domingo no campo de terra vermelha e oleosa, lá estava sô Lourenço fanático com o seu time,assim como sô Argemiro fanático com o Campestre, só via jogadores e plateia passando correndo e pedra voando para todos os lados, ficávamos de longe espiando a cena que nos deixava deslumbrados, eu e alguns meninos do Berra Lobo já saíamos bem depressa para não sermos atingidos pelos agressores.

Que coisa, onde hoje é a instalação da Centralizada( Vale) era o campo do Brasileirinho, eu não sei bem onde era o local,mas era mais ou menos onde eu disse, passeávamos pelas ruas do Bairro Sagrado Coração de Jesus( então chamado explosivo), as ruas estreitas, as casas uniformes, pois foram construidas pela Vale onde a maioria de seus moradores eram funcionários da empresa,mas o pessoal que lá viviam, eram gente boas, tinhamos muitos amigos que alí moravam, só se extranhavam quando acontecia a partida de futibol.

Quanta coisa mudou desde então, só predios de oficina, estradas de minério, caminhoões com mais de 140 toneladas transportando para o britador o que se tira do chão, pena que não tem como replantar, só uma safra, e depois, que será da velha Itabira, cidade cantada em , e versos e trovas , orgulhosa por ter gerado filhos tão importantes para a riquesa intelectual e cultural do nosso Brasil, mas preocupante por não saber ministrar tudo aquilo que dela se tira, para se estabilizar num futuro, e ter uma jubilação de paz onde os seus filhos poderão se orgulhar de sempre enfocar em seus cantos e poesias a cidade que os amamentou com suor e ferro, e que então descansam juntos aos seus nos seios de sua eterna amada.

Abraços

Dico Fogo

Dico fogo
Enviado por Dico fogo em 25/06/2011
Código do texto: T3057310