Olhar Piedoso
Em Janeiro fiz uma tomografia e fui internada, pois tive que fazer uma preparação medicamentosa para receber o contraste, na hora de me encaminhar para o exame foi constatado que o corredor que me levaria do quarto a sala do tomógrafo estava interditada por causa de um vazamento. Fui levada então por outra parte do hospital em que passava por várias salas de espera, tudo isso me fez viver uma sensação inusitada para mim. Eu estava em uma cadeira de rodas, com aquele camisão de hospital e com um soro injetado na mão, não sei se era a minha aparência que estava horrível, ou era tudo junto, só sei que todas as pessoas me olhavam com um sentimento de dó, parecia que estavam assustadas ou curiosas, Não sei bem... Mas me deixaram uma lição... Lembrei que também olhava assim para doentes, mendigos, ou simplesmente para alguém que estava sofrendo. Aprendi que um olhar piedoso pode vir acompanhado de um sorriso de incentivo, de um gesto delicado de carinho, de uma palavra amiga. É engraçado que só percebi isso depois que passei por esta situação, nunca mais vou esquecer aqueles olhares, entendi que não era ruim, mas incomoda quem está sendo observado e pode até piorar o problema daquela pessoa já tão desanimada. Compreendi que posso fazer bem mais, além de simplesmente dar um olhar de pena ou ignorar que estou vendo, fiquei durante muito tempo refletindo sobre isso e pedi perdão a Deus por todos aqueles olhares que dei e pela minha falta de tato em saber como agir em uma situação assim. O meu olhar mudou e o seu?