São João no Arraial

Quem é do Sul e Sudeste, desconhece, claro que com raras exceções pois o turismo existe.

Mas conhecer mesmo o São João de Pernambuco acho que bem poucos. Pra se ter uma idéia, o mês é de junho, mas a tradição o chama de São João, tão forte são os folguedos juninos.

As quadrilhas são muito ecléticas, comporta todo tipo de dança, só que obedece a um ritmo e um formato próprio. Consta sempre de um grupo grande de pares, possui coreografia própria. As vestes são todas iguais.

Uma das cidades bem tradicional e de certa forma originou as festas juninas, é Caruaru. Iniciou com grandes palhoções onde acontecia os forrós. Hoje está mais moderno funciona através de pólos de festejos e um grande pátio denominado Pátio do Forró. Também tem as comidas gigantes: o Pé de Moleque e o cuzcuz maior do mundo. O ritmo principal é o Forró Pé de Serra. Se bem que trazem bandas baianas e outros ritmos.

A tradição de soltar fogos também, porém todos os anos vitimam centenas de pessoas.

A gastronomia é cheia de tradições. A pamonha, Canjica, Arroz doce, milho cozido e assado além das enormes fogueiras, ou até mesmo pequenas, só que hoje com o acompanhamento do IBAMA, que só permite cortes de podas e algumas árvores autorizadas, cerca de seis.

As famílias se juntam para festejar na zona rural, com milho colhido na hora.

Enfim são muitas atrações que acontecem nas festas de Santo Antonio, São João e São Pedro, sendo que Caruaru começa no dia um de junho e vai até o último dia com festa diariamente, muitas vezes noite e dia.

Venham conhecer o São João de Pernambuco, é fantástico.

Maducar
Enviado por Maducar em 23/06/2011
Código do texto: T3052620