Mudando o rumo dos Contos de Fadas...

Os irmãos Grimm eram homens. Isso explica o enredo fantasioso e previsível dos seus Contos. Se eles fossem mulheres, os finais das suas histórias teriam outro rumo, com certeza.

Veja o caso de Branca de Neve, por exemplo. Que mulher inteligente perderia grande parte do seu tempo conversando com pardais? Que mulher, em sã consciência, se alegraria com o trabalho duro de retirar água de um poço manual? Que mulher, no seu juízo perfeito, sairia de casa com aquele vestidinho cafona, esperando ser beijada por um príncipe? E quando a “lesada” se perde na floresta, então? Não era ela que vivia conversando com os veadinhos naqueles bosques, como não sabe se virar por aquelas bandas? O pior é quando a moça encontra o tal chalé abandonado e limpa-o com satisfação, sem exigir um tostão dos anões pela faxina. Que mulher, em seu lugar, não mandaria a neura da limpeza catar coquinho? O cúmulo foi a “sem noção” preparar uma sopa vegetariana, com todos aqueles coelhos dando sopa pela cozinha! A “thirda” ainda conseguiu cair no conto da maçã envenenada e de sobra, esqueceu, depois da morte da madrasta, de reclamar a herança do pai, deixando todos os seus bens para o Governo Real... ahh Jesus, me chicoteia!

A chata da Chapeuzinho Vermelho então, nem se fala! O que é o fim daquela touca chinfrim na cabeça? Uma menina daquele tamanho, cantando pela estrada a fora, em pleno matagal? Tá bom... e eu sou o Bozo!!!

E onde estava o juízo daquela mãe, deixando uma criança tão tontinha dessa perambular sozinha pela estrada? Onde estava o pessoal do CRAMI que não tirou a guarda dessa desnaturada? E o que a sua avó estava fazendo no meio da floresta, sem celular ou conexão com a internet? Se a “véia” não conseguia nem levantar da cama, como conseguiu se esconder dentro do armário? Pior que isso é ninguém perceber o preocupante grau de miopia da menina, fala sério, confundir a própria avó com um lobo é, no mínimo, sacanagem! P.Q.P. !!!

A Cinderela então, é uma patacoada! Quem seria imbecil para usar um sapatinho de vidro e correr o risco de cortar o pé, num tropeção? E como se explica o sapatinho intacto, se o encanto perdeu a validade a meia noite? E vamos combinar, né? Que príncipe mais babaca aquele, dançar o baile todo com a moça e nem perguntar o número do seu telefone celular. Foi imperdoável!

A Bela e a Fera extrapola os limites da minha aceitação. Tá na cara que a moça era uma interesseira. Com um palácio daqueles, até eu encarava a Fera...

Sabe que eu acho o peludo bem mais simpático que aquele loiro gay e aguado que aparece no final da história?

E o Gastão, o que é aquilo? Quem se apaixonaria por aquele monstro? Se eu fosse a autora desses contos, mudaria todos os finais!

Na minha versão, Branca de Neve teria um caso com o caçador, matando de inveja a madrasta, que teria que se contentar com um dos anões, os únicos homens disponíveis no reino! O príncipe, só apareceria depois, para pagar as contas do castelo, cuidar dos cavalos e alimentar os bambis da floresta, afinal, aquela capinha vermelha com boininha de pena nunca me enganaram...

No caso da Chapeuzinho, em primeiro lugar, daria um fim estratégico naquele ponche cafona. Depois, com um vestido moderno da Lilica Ripilica®, Chapeuzinho arrumaria, além da cesta de doces para vovozinha, as suas próprias malas. Se a mãe abandonou a própria progenitora o que faria com a filha, daqui há alguns anos? Morar com a avó seria mais seguro. Depois, mandaria um e-mail para o Good Angels® para procurar o paradeiro do seu pai, jamais mencionado na história. Quanto ao lobo, o mandaria concentrar suas energias no sopro dos três porquinhos e deixar a coitada da senhorinha em paz, afinal, ele morreria no final de qualquer história mesmo, sendo de um jeito ou de outro!

Quanto a Cinderela, entraria com uma liminar na Procuradoria Pública prorrogando o encanto do sapatinho por dois anos e depois, assistiria de camarote, quanto tempo a coitada aguentaria o papo furado daquele almofadinha. Eu não daria mais que três meses para vê-la, solicitar por escrito, o cancelamento do encanto. Aposto todas minhas fichas nisso!

Já a Bela teria um final feliz com a Fera. Suas filhas nasceriam gordas e peludas e seus filhos, delicados e esguios.

Seria uma família feliz! A Bela abriria seu próprio salão de depilação, já que sempre foi “fera” nesse trabalho!

A Fera investiria suas economias num Sex Shop, já que sempre foi um “animal” nesse ramo. Quanto as entregas a domicílio, deixaria aos cuidados do sogro. Gastão viraria go-go boy e seria explorado pelas mulheres... bem feito!

Se eu fosse a autora dessas histórias, mudaria o rumo de todos os acontecimentos, colocaria dinamismo nos enredos... mas como não sou, paciência, muita paciência...

Gilmara Giavarina