VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
"O castigo dos bons que não fazem política
É ser governados pelos maus"
(Platão)
O que você paga à sua doméstica é o suficiente para ela se manter dignamente, pelo fruto do suor que ela gasta pra manter a tua dignidade de se dar ao luxo de ter uma empregada doméstica? É?
Isso sim é agressão. Isso sim é violência doméstica!
O salário que o teu empregado ganha faz com que ele tenha a dignidade recorrente de, quando encontrar um anel de ouro seu ou de alguém de tua família dando sopa, ele pare pra pensar e diga: "Não, não vou roubar, eu posso comprar um igualzinho. Eu não sou ladrão! Nem tenho porque ser, ganho bem!”
Você sabe o que é violência urbana? É o cara acordar às 5 da manhã, pegar 1 metrô e 2 ônibus pra ir ao trampo, trabalhar 8 horas, tomar mais 1 metrô e 2 ônibus de volta pra casa, e mesmo assim, não ter dinheiro pra comprar carne para o almoço ou um brinquedo para o seu filho. ORA, por trás de cada FILHO DA PUTA que põe um revolver na nossa cabeça e nos assalta para comprar drogas ou de cada traficante inescrupuloso, existe uma porrada de policiais que pegam o “arrego” na boca de fumo para deixar o tráfico rolar solto, assim como uma cambada de político gagá que pensa que fazer política é subir no palanque, ludibriar o povo, comprar votos, pôr terno e gravata, contratar 3 baba-ovos como assessores e ir pra sua sala tomar cafezinho.
Outra coisa, pra mim, um dono de bar é tão traficante e violento quanto um "boqueiro" da esquina da periferia ou do morro da favela. O fato intrigante é apenas um: ele tem o direito de ser violento assegurando pela lei. Não se iluda, o cigarro é mais prejudicial e muito pior que o crack; e o álcool é tão destruidor quanto qualquer outra droga. As esposas e os filhos que apanham e são estuprados pelos maridos e pais pinguços que o digam. Droga é droga e ela não será boa ou má pelo fato de ser legalizada ou não. Apaguem essa ideia. Porque chega a ser patético o cara que critica e tem ojeriza ao maconheiro, ser um tremendo cachaceiro sem vergonha, assim como o policial que sobe os morros da favela pra trocar tiro com bandido e prender traficantes, nas horas vagas do seu plantão, fuma um cigarrinho pra acalmar. Lembrem-se, se antes de tudo, não existisse o cigarro, ninguém teria aprendido a fumar crack!
A ignorância, sim, é maior violência urbana!