O QUE É SER CULTO ?
Se escrever: A maioria das pessoas que consideramos cultas, não o são, certamente que não acreditam.
Já que, para o homem comum, ser culto, é possuir grau académico, autentificado pela Universidade.
Mas o que é, realmente ser culto? A definição é simples: cultura é o que resta, após tudo esquecer.
Só o espírito cultivado consegue analisar, com sentido crítico, o texto, e julgar, avaliando com independência, determinada matéria.
O nosso conceito moral, o nosso modo de agir e sentir, é fruto de leituras, convivência de amigos e familiares, e também ensinamentos e conselhos de mestres e religiosos, e ainda fortuitos episódios, que deixaram marcas profundas e pesaram no nosso modo de pensar e julgar.
Os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, transformam-se em cultura e carácter.
É o somatório das informações, obtidos na escola, e na vida, que fornecem elementos que nos permitem julgar e avaliar, com acerto.
Essa faculdade é a cultura.
Teoricamente a cultura devia tornar-nos mais perfeitos e virtuosos, mas nem sempre assim acontece, visto esses atributos dependerem, igualmente, do querer, e da influência sofrida ao longo da existência, tendo a comunidade, onde estamos inseridos, por nascimento e escolha, papel fundamental.
Cultura é o oposto de erudição. O erudito cita o que colhe na página impressa, nos blocos de apontamentos, ou ficheiros. Isso é: tem memória de papel.
O vulgo que confunde erudição com cultura, admira a citação, e ao associá-la a titulo universitário, pensa que está perante um sábio - já que para ele o autodidacta é carola, - tanto mais inteligente, se sabe “ turvar a água para parecer profunda” , como dizia Nietzsche.
O homem culto pode não citar, mas reúne capacidade intelectual para ajuizar, com independência, texto ou problema, e sabe agir com sabedoria e prudência.
Mas ainda que erudição e cultura não sejam o mesmo, em regra o erudito é culto.
Para rematar: Não se confunda cultura com diploma, porque cultura, é o fruto de conhecimentos que passaram para o subconsciente, obtidos na escola ou na vida, que permitem pensar, reflectir e obter conclusões, em regra fundamentadas. Diploma, é certificado que atesta possuir habilitações para exercer determinada profissão