A crônica nossa de cada dia
Foi se um tempo onde as pessoas esperavam afoitas pelo jornal não só para se informar, mas para ler também a sua coluna favorita.
Hoje o jornal está virando peça de museu, mas as colunas... Ainda temos o hábito de nos interessar pela opinião de certas pessoas sobre certos assuntos, mas dessa vez as encontramos geralmente na internet. Nos blogs, para ser mais específico.
O blog virou reduto da opinião individual, seja ela sobre o assunto que for. Muitos acusam a blogosfera de ser um antro de egocêntricos e radicais. Sim, acredito que existem muitos blogs que servem para inflar o ego de algumas pessoas e existem blogs que prezam justamente pelo ataque e não pela verdade. Mas as pessoas são assim. Bem vindo á internet!
Mas o assunto de hoje não é a internet, mas as crônicas. Esse gênero literário era comum nos jornais do século passado. Cada jornal tinha seu batalhão de cronistas. Hoje temos os blogs. E assim como eles reafirmaram (e reafirmam) o que entendíamos sobre mídia e expressão, também fizeram o mesmo com os gêneros literários. Cada vez mais surgem textos que não se enquadram em um gênero específico.
Existem muitos blogs que divulgam poesia, mas também existem muitos que contam alguns episódios da vida de determinada pessoa ou sua opinião (principalmente política). Ora, o termo crônica surgiu justamente dessa necessidade de contar algo. Inicialmente, crônica era como se designava um trabalho de história, pois ele levantava os dados que tinha ocorrido em algum lugar. No século XX, o gênero foi revisitado pelos vanguardistas (os modernistas) e passou a ser mais abrangente: crônica podia ser uma história, uma opinião ou uma reflexão. E hoje? Hoje o leque se abriu muito mais. Por isso gosto de classificar a maioria dos "posts" como crônicas.
Um ponto positivo da internet, além da divulgação, é também a interação. Antes, para se comunicar com o autor precisava-se enviar cartas. A resposta é muito mais rápida; autor e leitor podem ter um diálogo muito menos formal e mais íntimo.
Conheço bastante gente que segue determinados blogs e não podem viver sem a sua crônica diária, assim como também conheço muita gente que mantém um canal de conversa muito interessante com seus ídolos. De qualquer forma é interessante essa nossa necessidade de conhecer algo novo todo dia sobre quem nos escreve (mesmo que não se trate diretamente dessa pessoa). Cada um sente essa necessidade por um motivo, um motivo simples: porque se identifica com o seu "cronista". Talvez você goste desse cara porque ele pense como você ou talvez porque ele fala algo que ninguém tem coragem de falar. Seja como for, algo lhe atrai nele. E assim vamos nos alimentando com pedaços dessa pessoa que são as suas crônicas. Eu mesmo me alimento quase religiosamente de crônicas de algumas pessoas que admiro, assim como sei que algumas pessoas se alimentam de minhas crônicas.