QUANTA EMOÇÃO, REVI PARIS!


 
Minha cidade já foi uma terra de vários cinemas. Quando eu era criança tínhamos quatro, enquanto em outros lugares havia só um ou nenhum. Quase todas as noites os filmes variavam, de modo que podíamos assistir muita coisa, até mesmo aos domingos de manhã, na sessão chamada Mercurinho. Era por aqui também que Mazzaropi tinha seu estúdio cinematográfico. Depois houve um tempo em que as salas de cinema caíram em desuso e como eu já estava morando há muito em São Paulo, nem sei ao certo como ficou a situação. Penso que passaram uma boa temporada sem nada. 
 
Um dos antigos cinemas, o Metrópole, virou o nosso Theatro Municipal. O Bela Vista transformou-se em uma feíssima loja de móveis e outro ainda, o Palas, hoje é Igreja Universal do Reino de Deus ! E para completar, o que era o cine Urupês, agora diminuído pela metade, não passa do salão de festas de um condomínio de apartamentos... Cinema de verdade só reapareceu depois que construíram o Shopping, onde algumas salinhas exibem filmes de qualidade duvidosa, que não me interessam. Por essas e outras, tenho passado longas temporadas sem ir ao cinema e nem sei bem o que anda em cartaz. Tampouco tenho o hábito de alugar filmes para ver em casa, pois gosto mesmo é da tela grande.
 
Mas como passei este fim de semana em Sampa, não resisti e fui às pressas com uma amiga ao Reserva Cultural, na avenida Paulista, sem saber o que havia por lá. Foi na fila da bilheteria que um título me seduziu, sem ter a menor idéia do conteúdo: Meia Noite em Paris, de Woody Allen. Se é dele, deve ser bom, pensei. E se a história acontece em Paris, melhor ainda...
 
Acertei em cheio! O filme começa com um belíssimo passeio pela Cidade Luz! Quanta emoção ao ver tudo aquilo bem grandão na tela! E a história... essa não vou contar. Digo apenas que é original, muitíssimo bem bolada e bem apresentada. Além disso, divertida e plena de ironias. Imperdível, sobretudo para quem gosta de Woody Allen, de Paris... ( e até de Carla Bruni, que faz uma pontinha rs)

Ah! Quanta saudade me deu...