Senhoras de Caridade

Este ´título é dado a um grupo de senhoras da Igreja Católica que se dedicam a trabalhar por umas famílias pobres. Cadastram-nas e entregam cestas de alimentos e de materiais de limpeza.

Pois bem, hoje à tarde fui convidada a participar de uma reunião e confraternização da citada associação. Que inclusive funciona dentro da legalidade, com Estatuto, CNPJ, e todos os trâmites legais de funcionamento. Já há algum tempo contribuo com doações para a mesma mensalmente.

As famílias atendidas consistem quase sempre de mulheres. Por serem mulheres e eu ter experiência em trabalho social e educativo de ONG. Resolvi apresentar uma proposta de realizar um trabalho com as citadas mulheres. No sentido de ouvi-las nas suas angústias; tentar orientá-las sobre saúde, cidadania, direitos enfim fazer uma atividade a cada mês.

Escrevi um mini projeto e apresentei à presidente. Tal não foi a minha surpresa. Ela leu e me perguntou: é o que mesmo que você quer fazer? Voltei a explicar e a mesma simplesmente falou que a intenção era apenas religiosa, rezar e doar as feirinhas.

Fiquei muito triste, mas nunca deixei de contribuir. Hoje na citada reunião observei que a composição das senhoras de caridade está num nível de idade onde cinquenta por consiste de mulheres com mais de setenta anos. Mas mesmo discordando de algumas atitudes me apresentaram como simpatizante, título que antecede o de senhora de caridade.

Enfim como é difícil trabalhar de forma voluntária, pois os organismos possuem sempre pessoas que se perpetuam no poder e não avança o trabalho. É uma pena.

Maducar
Enviado por Maducar em 21/06/2011
Código do texto: T3048955