CEBOLAS

O “Ser HUMANO” é bicho engraçado, que por muitas vezes se parece com CEBOLAS... É... CEBOLAS!!! Eu mesmo sou como uma.

A vida me ensinou a ser cada vez mais parecido com elas.

Assim como as CEBOLAS nós seres humanos, ao longo de nossas vidas acabamos por adquirir cascas (camadas) onde a cada decepção, frustração ou prova as adquirimos como forma de proteção a aquilo que nos fere, machuca e que por muitas vezes julgamos injusto e excessivo.

Sendo assim, através destas experiências acabamos por acumular muitas camadas, que terminam se sobrepondo umas sobre as outras, formando assim um invólucro, que funciona como um meio de proteção do mundo ao seu redor e de seus possíveis detratores.

Nessa história de sermos CEBOLAS e como tudo na vida, qualquer acúmulo nos acarreta alguns prejuízos, pois tudo que excede, sobra. Uma dessas consequências por esse excesso de camadas é, perder-se entre elas. Quando isso ocorre, nos isolamos de tudo e de todos; iniciando assim um processo egoístico e individualizado que por muitas vezes acaba por tornar-se um martírio impiedoso e silencioso.

Outro ponto negativo de sermos por muitas vezes como as CEBOLAS, é acabarmos ao longo da nossa trajetória de vida mesmo que de forma inconsciente, fazendo o nosso próximo chorar, quantas e quantas vezes não fomos CEBOLA na vida de quem amamos ou nos ama?

Mas como toda boa fábula, ao final, tem que se ter algo positivo em tornar-se CEBOLA, aqui não seria diferente. Vejam vocês... As cebolas ao adquirirem camadas, às fazem de forma que uma se sobreponha a outra, portanto, aquela camada que se encontra exposta as intempéries da vida com o passar do tempo ressecasse, dando assim, a oportunidade de ser substituída sem que haja prejuízo a sua essência, ou seja, a cada camada exposta, sempre haverá uma nova camada que te dará oportunidades de aprender ainda mais com o dano causado a camada anterior.

Assim somos nós na vida, devemos seguir sempre aprendendo com nossos erros ou acertos, retirando de cada experiência dessa uma lição de vida, que a princípio não julgávamos boa, mas que com o passar do tempo constataremos que nada mais era que a possibilidade de criarmos mais uma vez “camadas”, para seguirmos sempre em frente aprendendo assim o grande ensinamento em sermos CEBOLAS, a indiscutível lição da SUPERAÇÃO.

Derlon Ribeiro
Enviado por Derlon Ribeiro em 21/06/2011
Reeditado em 18/12/2016
Código do texto: T3048002
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.