O SINAL.

Sinal dos tempos, diria um conservador, susto mesmo levaria algum inconfidente se na sua época ao andar pela rua de Vila Rica, precisasse parar ao perceber uma luzinha vermelha acender.

A verdade é que não teve outra alternativa, com o aumento de veículos cruzando de um lado para outro nas ruas que mal cabem um carro, Ouro Preto depois de tanta resistência, se rendeu a colocação de seu primeiro sinal de trânsito em sua área urbana. Agora quando escrevo um texto sobre a cidade de mais de trezentos anos, não me refiro apenas a seu passado cheio de fatos, não falo apenas, do Sinal deixado por tantos que escreveram seus nomes nos capítulos dos livros históricos, nem mesmo dos fantasmas que perambulam por suas ladeiras e becos, que pasmem, após certas horas são palco de cenas com criaturas que certamente não respeitam o piscar desta luz, falo sim no momento, deste Sinal, ou melhor para ficar "mais chic" , do primeiro semáforo de Vila Rica.

Pode parecer engraçado, nos tempos atuais, para alguém que resida em outros municípios, ainda mais se em uma metrópole, que o poeta aquí, descreva com tamanha ênfase o fato de mais um Sinal de trânsito no mundo, pois em outras cidades, sabemos que basta poucos metros, para nos vermos diante de tantos sinais, sem surpresa alguma nos causar, além de algum incômodo e risco, após certas horas, de sermos assaltados.

Ouro Preto,peculiar até nisto, é sim alvo de muitas dicursões, e até de alguns comentários, bem humorados, como por exemplo alguém poder se dar ao luxo de marcar encontro dizendo simplesmente: - Vamos nos encontrar perto do Sinal?