Qual o sentido mais cego?

Dia desses comecei a pensar numa coisa: Qual dos nossos sentidos é o mais cego? É óbvio que o que literalmente enxerga é a visão, mas a audição evoca a imaginação de maneira tal que descartei logo esse sentido. Quando a gente escuta uma música, logo se lembra de algo e começa a "enxergar coisas" que aquela canção evoca. Quando o nariz detecta um cheiro, é inevitável lembrarmos um alguém, uma época, um fato. E "vemos" com nitidez essas coisas que vêm à memória, conduzidas por aquele aroma. O paladar já não é tão evocador quanto a audição e o olfato. Quanto ao tato, menos ainda.

Então eu quis chegar à conclusão de que, pelo menos para mim, o tato seria o sentido mais cego. Todavia lembrei duas coisas: As pessoas literalmente cegas tateiam, usam bengalas como extensão da mão (sede do tato). Se o tato é olho para os cegos, não pode ser o sentido mais cego. Além do mais, já vi alguém, não lembro quando e onde, dizer que cada seis centímetros quadrados da pele corresponde a um olho. Definitivamente o tato não é o mais cego.

Concluo que de todos, o mais cego, ou o que menos "enxerga" é mesmo o paladar.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 18/06/2011
Código do texto: T3042149
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.