O feitiço da sala de aula
Vai dizer que isso nunca aconteceu com você? Vejo isso ocorrer sempre com meus alunos e é claro que também se passava quando eu era aluno.
Quando o professor está explicando a matéria, a gente pensa que entendeu. Se surgiu uma dúvida de imediato, é só perguntar. O professor explica de novo, geralmente de uma forma diferente, e a dúvida vai embora rapidinho. Eis o feitiço da sala de aula.
Parece que para o professor e quando ele diz, tudo é muito fácil! A gente fica induzido a pensar que já sabe tudo!
Porém, quando a gente chega no aconchego do lar ou no conforto silencioso da biblioteca, tudo muda... O enunciado do primeiro exercício parece estar escrito em grego. Tudo bem que na matemática se utilizam muitas letras gregas, símbolos estranhos e outras variáveis. Mas fora esses, era pra gente compreender pelo menos o que se pede no exercício.
Mas não. Às vezes dá impressão que o professor nem ensinou a tal matéria do exercício. Parece que nunca ouvimos falar daquilo. Loucura total... desespero completo. Porque não estamos enfeitiçados.
Na aula seguinte, quando o professor retoma a matéria, parece tudo voltar ao normal. Ou não. Parece que tudo vai ficando pior. Quero dizer, não parece, percebemos que tudo vai piorando mesmo.
E sentimos que nunca conseguimos colocar o estudo em dia. A matéria se acumula. A notas, ao contrário, vão faltando cada vez mais ao longo do semestre. Até que encontramos algum jeito de fazer outro feitiço, que é mais mágica do que feitiço (ou um antídoto?), a mágica da nota ou da prova, e conseguimos passar na disciplina, sabe-se lá como. Ou não.
(Catalão, 10/06/2011)