A POLÍCIA FEDERAL VAI SUBSTITUIR 11.601 PASSAPORTES QUE CONTEM ERROS NOS CHIPS DE IDENTIFICAÇÃO
Recente noticia dos jornais informa que a Polícia Federal vai realizar recall (substituição) de 11.601 passaportes que contem erros nos chips de identificação, os documentos foram produzidos no inicio do mês de abril de 2011. A Policia Federal está comunicando aos donos de passaportes com falhas, por telefone ou por e-mail, para realização da troca nos locais de emissão dos mesmos. Também é possível consultar o número dos passaportes com problemas pela internet no endereço eletrônico da Polícia Federal, até o momento, informam que não foram relatados problemas envolvendo os passaportes com erros nos chips.
O vocabulo recall de origem inglesa significa ‘’chamar de volta’’ ou ‘’recolha de produto’’ é uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo fabricante do mesmo. Frequentemente, o processo de recall ocorre por problemas relativos à segurança do produto forçando as empresas vir a público convocar seus clientes para troca de produtos defeituosos.
Nos anos 1960 o advogado americano Ralph Nader denunciou defeitos em um modelo de automóvel, daí em diante quase todas as montadoras tiveram que realizar recall para corrigir seus erros, mesmo porque as decisões dos tribunais americanos penalizaram com indenizações milionárias as empresas que venderam seus produtos sabendo da existência de defeitos.
Com a globalização o recall espalhou-se por todo setor industrial, forçando indústrias como as de eletrônicos, eletrodomésticos e até brinquedos a utilizarem também essa prática.
No Brasil, ocorreu o primeiro recall em 1988 feito por uma indústria montadora de automóveis. Com a promulgação do Código de Defesa do Consumidor o recall virou quase que rotina, quem não se lembra que no ano de 2007, um grande fabricante de brinquedos teve que convocar um recall mundial para trocar produtos com alto teor de chumbo em sua composição, o que colocava em risco a saúde de milhões de crianças, foram 22 milhões de brinquedos substituidos sendo 850 mil somente no Brasil.
A maior fonte de fabricação de produtos mundiais sem duvida é a China, a segunda potencia mundial com a mão de obra barata e capacidade de incentivos diversos que proporcionam custos de produção mais baixos que qualquer outro lugar do planeta. Hoje, é praticamente impossível encontrar um produto vendido no Brasil, principalmente os genéricos, que não venha da República Popular da China.
Diante disso, fico a imaginar... onde será que foram fabricados os passaportes com defeitos...