ENTRE O CÉU E A TERRA...UM DRAGÃO CHAMADO HOMEM

Sinto que aqui eu já deva me desculpar frente a alguma possível expressão dum sentimento mais cáustico sobre o tema que aqui vou ensaiar, posto que me inspirei no que hoje ouvi, quase "un passant" pela TV Câmara. O assunto é delicado, porém fruto duma dinâmica política deveras interessante.

A princípio eu ouvia de longe uns discursos que pareciam "algo" político e não entendia o porquê de eu não conseguir distinguí-los duma pregação. De fato, ao me aproximar da televisão que nem era minha, desfrutei duma bonita pregação, sem sombra de dúvidas. Ali se fazia enfáticas alusões aos Salmos de Davi, poemas sábios que nos orientam a enxergar a vida como ela era , exatamente como ainda é e como provavelmente ela sempre será.

Eu só me pergunto se os Salmos se prestariam naquele velho testamento aos palanques políticos, ainda que numa comemoração de centenário de fé religiosa, fosse ela qual fosse.

Penso enfaticamente que não, estão os Salmos muito longe desta finalidade manipuladora.

Absolutamente nada contra pregações, as aprecio, apenas achei estranho estarem elas ocorrendo dentro duma plenária de políticos.

Eu como pessoa costumo dizer que há muito pouca diferença entre líderes políticos e líderes religiosos, e talvez seja por este motivo que a política e a religião, dois assuntos indiscutíveis, caminham sempre juntas pelas história da humanidade...a discutirem tudo o mais da complexa dinâmica entre os homens.

Aos políticos cabe negociarem a Terra dos Homens e aos religiosos cabe negociarem os céus dos seus tantos deuses, quando não se confundem com Ele, de modo que não sabemos muito bem aonde começa o criador e aonde termina a sua criatura.

Quando no mesmo ser se junta o político da terra ao político do céu é de arrepiar aos simples mortais "irmãos-povo".

Digo " seus tantos deuses" porque já vivi algo do tempo que me fez perceber, pelos sentidos, que Deus é um grande mistério, algo indecifrável e sinto ser Ele apenas um. Um Deus nosso e único que fez criaturas dum único e tão frágil barro...porém de astutos espíritos.

Nunca uso o termo "o meu Deus", prefiro pensar num criador ecumênico que habita cada uma de suas criaturas e nela se manifesta, quando assim Lhe é permitido manifestar.

Mas fato é que os políticos abusam do seu Deus até na política, ou Deus realmente hoje ali se manifestava em toda a Sua supremacia, só para testar até onde a fala dos políticos que ali discursavam poderia chegar. E como foi ao longe...

Tudo era em nome de Deus, tudo! inclusive o que vemos hoje por aqui, os tantos votos manipulados e desprovidos de consciência política, frutos advindos da firme retórica dos discursos que parecem efetuar todo e qualquer milagre.

Vale lembrar que nossa maior oração são os nossos melhores atos, e penso que todos os políticos, de qualquer fé, poderiam começar a orar trabalhando urgentemente pelo povo.

Oração é ação!

Por fim, um deles proferiu uma frase que me marcou:

"Irmãos, se tivéssemos orado o suficiente muitos fatos no país não teriam ocorrido".

Fui a única fala que me convenceu d'alguma Verdade! Ah, como concordo plenamente...

De fato, depois do que perplexamente ouvi hoje, penso que a Nação Brasileira, toda ela de Norte a Sul, seja por qual fé religiosa for, vai ter sim que rezar muito mesmo...porque por aqui há proselitismo e manipulação políticos que até Deus abomina.

Aliás, hoje ali aprendemos como não se deve rezar!

Tenho plena certeza do que sinto, me desculpem pela sinceridade.

Ao Pai, oremos, para que os deuses-dragões não nos engulam aos crédulos.

ALELUIA... AO POVO!

E a verdadeira paz na Terra aos homens de boas intenções...embora até delas o inferno já esteja cheio.