CANAPÉ ET FACILE!

Este domingo meu amor decidiu fazer um almoço especial para minha família. Bem cedo começou a preparar os quitutes, e finalmente tive a oportunidade de mostrar quão boa assistente eu poderia ser na cozinha. Enquanto ele se dedicava ao prato principal e à sobremesa, disse para que eu preparasse algo para a entrada. Puxa, me senti perdida... há quantos anos não chegava perto do fogão? Eu esperava que ele me pedisse para pegar a manteiga na geladeira, ligar o forno e coisa e tal... Mas me dar um encargo deste naipe!!! Confesso, devia ter sido humilde e dito que não tinha a menor idéia do que fazer, mas não!!!! A primeira reação foi correr para o banheiro. Fiquei lá uns cinco minutos tentando lembrar de alguma entrada que eu já tivesse feito algum dia. “Lina, tudo bem aí???” A voz me chamando da cozinha me fez voltar ao mundo dos vivos!!! Para disfarçar resolvi dizer que tinha ido buscar uma receita no computador. Mas gente .... meu computador só tem duas coisas .... foto e petição!!! Então fui dar uma fuçadinha do notebook do meu amado, e, de fato, tinha muuuita receita só que tudo em francês!!!! Caraca, o computador veio da Suíça né!!! Que ingenuidade a minha. “Ô Lina, olha a hora, precisa de ajuda?” Nova oportunidade de pedir socorro, mas a tonta aqui queria fazer bonito para impressionar o amado!!! “Tudo sob controle, fica frio!” Imprimi uma das receitas e fui lendo no caminho para a cozinha. Sintam o meu drama!!!!!

CANAPÉS AU SAUCISSON SEC
Durée : 20 minutes Difficulté : facile

Ingrédients:
saucisson sec en tranches
pain de mie
beurre pommade
cornichon

Phases techniques pour Canapés au saucisson sec :
Beurrer les tranches de pain de mie.
Disposer les tranches de saucisson sec sur le pain de mie et détailler à l'aide d'un emporte pièce uni rond.
Décor :
Rondelles de cornichon, beurre dressé au cornet.

SOCORRO!!!!! Cheguei na cozinha com aquela receitinha fácil de canapé! Pelo menos foi o que entendi com meus parcos conhecimentos de francês ... “canapés au saucisson sec” ... “difficulté: facile”. Bastava apenas saber o que era “au saucisson sec” e ... e todo o resto meu Deus!!!! Eu só estava certa de uma coisa... não ia dar o braço a torcer!!!! Ia provar que era uma ótima assistente! “Tudo bem?” Outra vez meu amor me dava a chance de pedir ajuda. Eu tinha que ser tão teimosa???? “Tudo perfeito cheff! Vou separar os ingredientes e fazer uns canapés.” “Perfeito, perfeito!” Enquanto ele parecia satisfeito, eu tentava destrinchar o primeiro ingrediente “saucisson sec en tranches”. Puxa, que falta faz o google tradutor... estou sem net em casa!!!! Li novamente aquela palavrinha familiar ... “saucisson”. Seria salsinha ou uma variação de sauce (que é molho em francês)? Abri a geladeira e vi um potinho de molho de pimenta. Boa escolha!!! Faz as vezes de salsinha e molho ao mesmo tempo!!! Próximo ingrediente ... “pain de mie” ... lembrei que no armário tinha um pacote de pão de milho... será que mie era um jeitinho caipira lá da França de dizer milho assim como no interior do Brasil se diz “mio”? Deve ser isso Lina, você é mesmo um gênio! Ou seria eu uma burra? Era o que parecia me dizer aquele pedaço de papel quando li o próximo! Ingrediente “beurre pommade”. “Menina burra, mereces uma palmada!!!!!”

Eu já tinha separado para minha receitinha fácil de canapé o molho de pimenta e o pão de milho, quando amassei aquela maldita folha de papel com palavras incompreensíveis. Era piada ou meu castigo por querer dar uma de esperta? A esta altura, meu amor que já tinha colocado o prato principal no forno, abaixou-se para apanhar a bolota de papel que virara a minha receita de canapé. Sim, pegou e jogou no lixo. Deus do céu!!!! “Como está indo Lina? Precisa de algo?” Eu não conseguia responder... apenas tentava lembrar daquelas palavrinhas que li e reli tantas vezes ...como era mesmo ??? “Um dé tailher” eu disse, e Luis, gentilmente pegou uma faca e um garfo na gaveta. E eu balbuciei “de'un empotê”. Luis abriu a geladeira e pegou o pote de patê de ricota. Olhei para todos os ingredientes sobre a mesa, e achei que chegara a hora de confessar meu fracasso. Mas enquanto eu pensava no que dizer, Luis cortou as fatias de pão de milho, temperou o patê de ricota com o molho de pimenta e preparou esta maravilha. Ficou uma delícia!!!! No final, a entrada foi um grande sucesso e ainda ganhei um super elogio do cheff que adorou minha receitinha de canapé bem fácil!!!!

Guarujá, 22 de setembro de 2010.