Tudo se compra, nada se conquista
É bem verdade que todas as datas comemorativas acabaram virando datas comerciais. Mas antes de se capitalizarem, as datas como natal e páscoa tinham um intuito realmente significativo.
Contudo, existem datas, uma em específico, que no Brasil, é puramente capitalista, ou seja, sem nenhuma história, ou acontecimento por trás : O dia dos namorados.
Seja sensato, pare e pense: Porque você comemora o dia dos namorados? O ano tem 365 dias e em apenas um único dia você demonstra seu amor por seu amado? E faz o que nos restantes 364 dias, briga com ele ou esquece que ele existe?
O “dia dos namorados” ,como chamamos aqui no Brasil, nada mais é, na realidade, do que o dia de uma figura simbólica , em outros países.
Na época do Império Romano, os homens eram obrigados a se inscreverem no exército, mas não o faziam porque não queriam abandonar suas esposas. Para o Império, a solução era óbvia: “Vamos proibir as pessoas de se casarem”. No entanto isso era cruel demais para os apaixonados. Foi quando o Sacerdote Valentine comovera-se com os coraçõezinhos que saltavam dos olhos dos casais e resolvera casá-los secretamente.
O resultado? Pena de morte nele. Mas até o dia da execução, Valentine ficara preso e recebera cartas e presentes dos casais que havia matrimoniado , como demonstração de afeto. E , como se não bastasse todo esse amor que vazava através do alçapão do calabouço onde Valentine estivera preso, uma moça, filha de um dos guardas da prisão, visitava Valentine todos os dias e os dois acabaram se apaixonando(Apesar de Valentine ser um Sacerdote...Mas, o que é um pingo pra quem já está molhado? Encharcado, no caso de Valentine).
No dia de sua execução, Valentine mandara um amigo entregar à moça um bilhete que dizia: “Amor, de seu Valentine”.
Esse bilhete acabou por virar um símbolo na cultura norte americana, daí surgiu o Valentine’s Day, que é comemorado no dia 14 de fevereiro, dia em que Valentine foi decapitado. E para homenageá-lo, os casais trocam cartõezinhos fofinhos cuti cuti nhã nhã nhã.
E , notem: há menção de dinheiro na história? Por acaso Valentine mandava roupas importadas por sedex para sua amada?Pois é, não.
O “dia dos namorados” foi uma invenção brasileira genuinamente capitalista! Para que tenhamos noção, o dia dos namorados foi criado por um publicitário que usava o slogan: “Nem só de beijos vive o amor.”... Um tanto alienador, não?
Afinal, quando você compra um presente de dia dos namorados você demonstra que ama o seu namorado ou que ama o bolso do dono da Lacoste ?