AS ESTAÇÕES DO ANO
 


Já perceberam que as crianças aprendem as estações nesta ordem: primavera, verão, outono, inverno? Eu mesma repeti isso milhares de vezes, até o dia em que parei para pensar. Por que assim, se ao raiar do ano estamos no verão? Até a moda repete o refrão quando apresenta suas novas coleções ‘primavera-verão’, ‘outono-inverno’... neste caso mais compreensível, pois referem-se a roupas, tecidos, cores etc, que serão usadas no calor ou no frio. Um dia a ficha caiu. Esta ‘ordem’ veio da Europa!
 
Em livros de inglês, espanhol, francês ou italiano para debutantes, sempre encontraremos essas definições: primavera, a estação das flores; no verão faz calor e usamos roupas leves; no outono as folhas das árvores caem; no inverno neva. E como os alunos (estrangeiros) dessas línguas não são mais criancinhas e já sabem perfeitamente distinguir uma da outra, o blá-blá-blá não tem outra utilidade a não ser aumentar o vocabulário. Quem aqui fica reparando que no outono as folhas caem? Só mesmo aqueles que têm uma dessas árvores bem perto de casa e notam que ela de repente ficou pelada. Fora alguns gaúchos e outros tantos catarinenses, quem é que vê a neve cair por aí?... E as flores, será que só vão aparecer lá para setembro ou outubro?... Nada disso. Agora mesmo ando maravilhada com os ipês, que a cada dia vejo mais, carregadinhos de flores! E as lindas azaléias?... O único pezinho que tenho já está cheio de brotinhos. Logo mais estarão colorindo de rosa muitos jardins, inclusive o Jardim América, na cidade de São Paulo...
 
Na verdade, em países de clima temperado, depois do inverno rigoroso em que árvores, parques, bosques e até florestas ficam marrons, tudo se renova com a chegada da Primavera. A paisagem recupera seu verde, flores brotam por todo lado, até mesmo em campos de vegetação rasteira. Ela significa de renovação da vida. Talvez por isso tenha o privilégio de ser a primeirona da lista.
 
De qualquer modo, para nós tanto faz a ordem, já que temos flores e frutas o ano inteiro. O que percebemos mesmo é que sentimos calor ou frio, em maior ou menor intensidade, quando não no mesmo dia. Pior são os pobres bolivianos de Santa Cruz de la Sierra. Dizem que lá só tem duas estações: o verão e a do trem...
 




imagem:google