CONTROVÉRSIA DE DUAS SEXAGENÁRIAS

Com todo o respeito, a conversa entre aquelas duas senhoras poderia muito bem ter ficado entre elas. Ninguém iria tomar conhecimento. E pelo visto, aquela controvérsia não iria terminar tão cedo. Só que, à minha revelia, consegui ouvir tudo, desprovido do desejo de bisbilhotar alguma coisa, uma vez que, as sexagenárias resolveram para próximo do ponto de ônibus onde eu estava aguardando condução. Até pensei que elas fossem fazer o mesmo. Engano meu. Elas só pararam ali para descansar um pouco da subida íngreme daquela rua. Portanto, aleatoriamente, resolveram fazer um breve "pit-stop. E logo uma delas fez a seguinte proposta contraditória:

-"Como é que vamos fazer? Eu fico aqui e você vai ou você vai e eu fico aqui?"

Para quem estava fora do assunto como eu, sinceramente, ao ouvir tal dúvida e indagação estranha, deu até vontade de rir. Pois era uma pergunta muito inusitada, para não dizer esquisita, ilógica. Até aí dava respeitar. Afinal, aquelas duas senhoras, que pareciam irmãs gêmeas demonstravam bem cansadas. E o posto de saúde para onde elas estavam indo ficava distante quinhentos metros. Para um atleta ou uma pessoa jovem isto não era nada, mas pra elas...

E foi então que a outra senhhora respondeu a indagação da primeira, ou melhor, da sua irmã:

-"Ora, que dúvida é esta? Se saimos juntas de casa, juntas devemos chegar ao nosso destino!..."

- "Mas nem empre as coisas acontecem assim, minha irmã, como a gente quer" - discordou a outra senhora.

-"Como não? Deixa de ser teimosa! Repito: se saimos juntas, nós devemos chegar juntas. Nada de uma ir e a outra ficar! Que graça tem isso?"

-"Veja só, você gosta mesmo é de discordar de mim. Quer ver como não tem cabimento no que você disse? Quer dizer que só porque nascemos no mesmo dia, ou seja, só porque somos gêmeas, temos que morrer também no mesmo dia e na mesma hora?"

- "Agora você apelou. Aí são outros quinhentos. Não tem a nada a ver com o que estamos falando, viu?"

-"Realmente, daqui para onde vamos são mesmo outros quinhentos, mas são metros. Por isso que eu perguntei se você ficava aqui e eu ia ou se você ia e eu ficava. Pois só pra pegar um remédio não é preciso ir duas pessoas. E pensando bem, eu acho que você está mais cansada do que eu. Só queria lhe ajudar. Mas você é orgulhosa mesmo, vou fazer o quê?

-"Como é que é? Eu mais cansada do que você? Imagina! De onde você tirou esta ideia, minha irmã?

-"Pelo seu modo de andar mais lento, ora bolas!"

-"E por acaso você está andando mais rápido do que eu? Pensando bem, nós não estamos apostando corrida não!"

-"Ah, não complica mais as coisas! Vamos indo..."

-"Tá bom, eu é que sou complicada!"

- "Não, sou eu..."

-"Tá bom, você não, nós duas somos complicadas..."

E lentamente aquelas sexagenárias continuaram subindo aquela rua, paulatinamente, em direção ao posto de saúde do bairro onde moro. E tudo indica, elas também. E pelo visto, continuavam discordando mutuamente, o que já vinham fazendo, talvez, desde a infância e continuarão enquanto viverem. Só que é aquele tipo de discordância que só alimenta a senectude.

João Bosco de Andrade Araújo

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 11/06/2011
Código do texto: T3028514