IMPACTO



 

E agora vou dormir; acabo de desligar a TV onde vi ambientalistas na região centro-norte do Brasil, em preservação da flora e cenas maravilhosas com bichos lindos, que nos enche o coração de beleza e amor, coisa diferente do que está ocorrendo com o desmatamento desvairado e incontrolado da Amazônia e que é pura dor e apreensão.
 
A cena final dos ambientalistas me deslocou a pensamentos fundos.

Eles encontram uma região com samambaias gigantes petrificadas que teriam uma altura de árvore, e que existiram naquele lugar a mais de 200.000 anos. O tronco caído no solo se petrificou e virou uma coisa linda, uma pedra de árvore, ou uma árvore de pedra. De uma beleza incrível e que foi muito procurada e vendida ou cedida aos mais antigos que ali vinham anos a trás em busca delas. Segundo o morador local e guia, informou que agora isto não ocorre mais depois de ter entendido do que se tratava.


Esta imagem foi um belo fechamento da matéria.

Perturbou-me mais quando a ambientalista informou que na época destas plantas vivas e em abundância, tudo que era vida  foi extinto em torno de 92% . Imaginei a transformação sofrida naquele ponto do Brasil: UMA DOR pensar.

E mais que daqui aos próximos 200.000 anos tudo que presevamos, amamos e por elas lutamos já não existirão mais e a fauna e a flora será nova criação que nunca conheceremos também. UM IMPACTO tal pensamento. Mexe com a gente, e não sabemos o quanto.