A vendedora de calçados.
 
Puxa vida estou em pé aqui na porta a mais de uma hora e até agora não entrou um freguês sequer na loja...
Levantei as seis da manhã, engoli um café muito do mixuruca e me soquei naquele ônibus entupido de gente para agora ficar em pé aqui na porta feito uma múmia sem entrar ninguém?
É hoje que vou me lascar, acho que além do ordenado não vou receber mais nada de comissão.
Que saco!
Oba parece que aquela mulher vai entrar...
Entrou... Graças a Deus.
Ela quer o sapato que viu na vitrina. É um sapato bem caro, que bom...
Ela se sentou e eu corri escada acima para buscar o que ela pediu no estoque, vou levar de todas as cores...
Ela tirou os próprios sapatos, as unhas do pé estão perfeitas e bem bonitas, ela deve ser caprichosa com seu corpo...
Aleluia, ela comprou o sapato, ganhei mais uns trocos.
Um rapaz me faz sinal da porta apontando para uma bota da vitrina. Puxa vida acho que hoje é meu dia de sorte.Corri buscar no estoque.
Suas meias estão limpinhas, que bom!
Ele experimentou, andou pela loja quase toda, e resolveu comprar. Agradeceu e saiu todo feliz levando a sacola..Oba!
Duas moças estão admirando os sapatos a mais de meia hora, apontam para um para outro, mas resolvem ir embora.
Que pena!
Uma senhora de meia idade me chama.
Ela parece bem simpática, fala com um sorriso e pede por favor. Ainda existe gente educada no mundo.
Ela quer uma sapatilha bem molinha porque tem prótese num dos pés. As sapatilhas estão super baratas, quero ver se no fim do mês compro uma porque a minha já abriu o bico.
Subo as escadas para o estoque pela terceira vez.
Ela tem dificuldade para calçá-las, eu me ajoelho frente a ela e dou uma ajuda. Coitada tem os pés bem cuidados, mas todo deformado de cicatriz.
Procuro o sapato mais confortável que existe na loja, mas infelizmente machuca seus pés, ela depois de experimentar andar com eles, resolve não comprar e sai da loja quase chorando, me agradecendo e pedindo desculpas pelo trabalho. Tenho pena dela!
Arre que chegou a hora do almoço.
Quero só ver o que vou poder comer com essa miséria de dinheiro, acho que vou pegar um “pf” ali no bar, é bem barato e ainda dá para tomar um “refri”, a comidinha deles é bem boa.Vou poder sentar pelo menos uma hora .
Minhas varizes estão começando a doer outra vez, tenho que voltar no médico.
 Xi acabou minha hora.
Quê que é aquilo?Caramba a  mulher é a própria “perua”!
Me faz sinal...Lá vou eu.
Não gostei da cara dela, conheço as pessoas só de olhar...
Quer um sapato que parece mais com uma perna de pau de tão alto, mas se ela quer fazer o que?Escolhe uns quatro ou cinco tipos.
Trago todos os sapatos e de todas as cores possíveis existente no mercado.Venho escondida atrás das caixas, e vou abrindo todas na sua frente.
Ela olha um por um, examina a sola, as costuras, as fivelas...
Quando será que vai resolver experimentar?
Depois de muito tempo ela tira os próprios sapatos. Me assusto com o tamanho das unhas do pé dela!
São mais compridas do que as da mão, ela vai ter que comprar dois números a mais do que calça para caber aquelas unhas, eca que nojo! Calça um por um, anda pra lá e pra cá se equilibrando no salto, as “batatas” das pernas parece que vão saltar...
Diz que não gostou de nenhum e sai sem olhar para trás.
Eu sabia, que essa ia ser um “rabo de foguete”, estou acostumada, chamo isso psicologia de vendedor de sapatos...
Mãe e filho me chamam, querem ver tênis. Os dois discutem qual modelo escolher, a mãe acaba vencendo, o rapaz fica emburrado...
Vou buscar o pedido.
Puxa vida, que chulé desgraçado! A mãe sem jeito fica brava por ele não ter trocado as meias,mas ele nem liga, parece um tipo de vingança... Você escolhe o tênis mas eu te mato de raiva e vergonha ...
Mal calça o tênis já tira dizendo que está ótimo, a mãe paga a compra enquanto ele fica sentado esperando...
Os dois agradecem e vão embora, ela sai resmungando com ele, hoje ela vai dar uma “prensa” nele ...
Puxa vida está na hora de sair, ainda bem que hoje não foi um dia tão ruim, fiz vendas mais ou menos, acho que vai dar para ganhar um dinheirinho extra...
Nossa que frio está aqui na rua, mas meu ônibus não deve demorar,tenho que entrar nesse nem que seja pela janela, estou cansada quero chegar logo em casa, tomar um banho quente, comer um “sanduba” e ver tv deitada no sofá, para ver a novela onde só tem gente rica...
Quero “viajar” um pouco no mundo deles...
Estou quebrada, ficar em pé o dia todo é de matar.
Ai, assim não vai dar, esqueci de jogar na loteria... Burra velha!
Tomara que amanhã não chova, senão a loja fica as moscas e quem se dana sou eu...
Meu ônibus chegou, se conseguir um lugar para sentar vou aproveitar para tirar uma soneca, infelizmente ainda não aprendi a cochilar em pé como muita gente faz..
 
 
 
M.H.P.M.