A Nova Ministra
Jovem, loira, bonita e inteligente, tem tudo para dar certo na Casa Civil, a prevalecer esse último atributo. Ninguém pode negar a competência técnica do seu antecessor, pelos cargos públicos já ocupados. Se assim não fosse, não teria sido escolhido por dois presidentes. Mas não basta essa competência para o exercício de um cargo de tamanha importância. A ética e a moral são atributos imprescindíveis ao homem público, sob vigilância constante da sociedade. Embora existam apenas indícios de que houve enriquecimento ilícito, com suspeita de haver se locupletado, não vamos aqui fazer nenhum juízo de valor, condenando ou absolvendo o ministro que sai. Apenas lembramos a sabedoria popular de que “quando o povo diz, ou foi, ou é, ou está para ser”.
Assim, nada melhor que passar o bastão a outro, a princípio isento de qualquer suspeita.
A mulher, em regra geral, vem se apresentando como menos vulnerável à corrupção. Pelo seu currículo, a nova ministra merece toda a nossa confiança, assim como já mereceu da Presidente, que a convidou para assumir o novo cargo.
Sei que aqui não é o espaço próprio para tratar sobre política, mas, como já dizia Aristóteles, “o homem é um animal político”, não posso me furtar de abordar o tema atual, que é o da nova ministra da Casa Civil. Tive a oportunidade de ouvi-la, em seus pronunciamentos, como senadora, e pude perceber a sua postura e sua capacidade de comunicação, revelando um pouco de sua competência técnica. Sabendo utilizar a sua inteligência emocional, vai poder gerir a competência administrativa e a política, em favor do nosso país. Assim esperamos.