POR QUÊ TANTO ESPANTO ???

Há ocasiões que tenho que expor minha escolha pelo vegetarianismo. Ontem foi uma delas, logo após um seminário sobre atualização na área da infeccão hospitalar.

Na pausa para o almoço, fui comer em companhia de quatro colegas, em um desses restaurante self service. E ao voltar à mesa com meu prato composto de grãos, verduras e legumes, a pergunta é sempre a mesma. Você não come carne?

E a resposta também é sempre igual, não. Não Como.

E calma espero pela segunda pergunta, pois até hoje desde que tornei-me vegetariana, não deixou de haver. Por quê ? Como você consegue ?

E minha resposta também é sempre igual.

Meus motivos foram três, para deixar de comer carne.

- PENA DO ANIMAI, QUE PRA MEU PRAZER, TEM QUE SER SACRIFICADO.

- CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

- MINHA SAÚDE

Sem dúvida alguma, o primeiro item pesou em minha escolha, pois amo os animais. E acho graça, quando há indignação no ocidente, pelos chineses comerem carne de cachorro.

Tudo é uma questão de cultura/hábito. O porco já foi colocado pela ciência, como um dos animais mais inteligentes que existe. Alias, li ontem uma matéria de como vem crescendo o comércio de mini-porquinhos que são vendidos a bagatela de 1.500,00 reais cada, para serem criados como animal de estimação feito o cão. E no entanto muitos apreciam o cardápio que contém a carne do porco.

E olha, que ele não está na receita da omelete com bacon, como a galinha, que coopera botando os ovos, ele está comprometido com a própria vida, para dar sabor ao prato.

Tenho que confessar, que não travei nenhuma batalha interna, não fui ao mais fundo dos abismos e voltei. Nada disso, eu nunca gostei muito de carne de espécie nenhuma. Comia, por hábito trazido da infância, onde se acreditava que sem ela, nossa saúde seria abalada. E morando no interior, em uma casa que tinha um quintal do tamanho de uma chácara, criava-se desde aves até vacas. Então a carne estava sempre a mão, e fazia parte do cardápio.

Não fico receitando o vegetarianismo a ninguém, cada um sabe de si.

Só não entendo o espanto !

Pior ainda, quando ficam me dizendo dos perigos de não comer as proteínas da carne. Da falta que ela faz ao organismo.

Ora, comam cada um o que achar melhor, mas, essa ideia é ultrapassada, hoje há estudos sérios, e não "achismos", sobre os benefícios de uma alimentação sem carne.

E aqueles que me dizem: Ah, você não come carne pra não matar os animais, mas a alface também sente, quando é colhida.

Respondo: Sem dúvida que deve sentir.

Quando isso ocorre, costumo convidar a pessoa a ir até o quintal e pegar um frango ou um porco e matar para o almoço, como fazia meu pai em nossa casa. E depois colher um pé de alface.

E voltar da experiência pra me contar se a sensação, que percebeu de sofrimento é a mesma.

Não questiono a escolha de ninguém, por se alimentar com carne, e nem poderia, isso é RESPEITO pelo outro. E até a anos atrás, eu também comi.

Só não entendo porque a grande maioria questiona e se espanta com a minha.

Lenapena
Enviado por Lenapena em 08/06/2011
Reeditado em 08/06/2011
Código do texto: T3021443