MUDANÇA DE HUMOR.

Na sala dos voluntários, logo após a reunião com nossa Coordenadora da Internação, uma amiga me conta que seu filho de 25 anos, foi diagnosticado com Transtorno Bipolar.

Em poucas palavras descreve as situações difíceis que tem vivido com ele. Pela variação constante e abrupta do humor. Passando da euforia exagerada a crises de depressão profunda, com ideias de suicídio. Nessa fase depressiva fica fechado no quarto por dias seguidos, sem nem sequer tomar banho.

Depois de ouví-la, fiquei pensando que difícil são as doenças do humor, tão comum na terra desde todo sempre. Judiam de seus portadores e de seus cuidadores.

Em minha infância/mocidade convivi de perto com um familiar que foi diagnosticado com psicose maníaco depressiva, antigo nome do atual transtorno bipolar.

E por isso sei na prática, que não é fácil essa variação de 360 graus no humor de alguém com quem convivemos.

Busquei estudar sobre o assunto, e hoje posso dizer que sei um pouco dessa doença.

Um dos livros que mais me ajudou a entendê-la, foi escrito pela Doutora Kay R. Jamiston cujo nome é: "UMA MENTE INQUIETA". Ela mesma uma portadora do transtorno bipolar. Vale a pena ler o livro, nele entre outras coisas, ela relata o quanto demorou para perceber-se uma portadora do Transtorno Bipolar. Ela que entendia a fundo essa doença, e facilmente a diagnosticava em seus pacientes.

Todos sofremos variações do humor no decorrer do dia. Passando por fases de alegria, bom ânimo, tristeza, desanino. Nosso humor, toma várias rotas ao longo de 24 horas.

A diferença é que aquele que sofre de transtorno bipolar em grau acentuado, pega carona em uma montanha russa de emoções, ora está subindo e atinge o ápice da euforia, para em seguida quedar-se chegando ao fundo da depressão.

Só mesmo com o uso de bons medicamentos que já existem hoje, ajuda terapeutica e muito amor por parte dos familiares/cuidadores, para o portador dessa doença, poder levar uma vida longe das crises mais sérias.

E com isso manter um humor equilibrado.

Lenapena
Enviado por Lenapena em 07/06/2011
Reeditado em 07/06/2011
Código do texto: T3019961