PunkRoutine

Acordei me sentindo pior do que nunca: a derrota deixou de ser metafórica e subjetiva e me abraçou literal e fisicamente; já não consegui trazer à mente uma manhã pior do que aquela. Levantei, quarenta e cinco minutos depois que o relógio despertou pela primeira vez. Acendi a luz e acordei o Gabriel; o Anderson, como sempre, ainda acordado e assistindo desenho animado na TV. Fui até a cozinha, somente para angariar as primeiras imprecações do dia:

- O que eu te falei ontem, hein?

Na noite anterior eu havia comprado 6 pães: comi 2 (minha janta, depois de um dia de pura e bruta tomação no cu) e ele chegou da rua logo na seqüência e também comeu 2. E eu avisei:

- Deixa esses outros 2 pro Gabriel tomar café amanhã cedo, que eu me viro depois.

- Belê.

E o saco vazio, vazio, em cima da mesa. Não tinha mais nada pra comer.

Duas horas depois - já com o estômago colado às costelas de tanta fome - fui comprar o meu tradicional pão de batata com manteiga e algum suco. Mas a máquina do TR estava quebrada e eu tive que me contentar só com o pão de batata, já que estava com apenas dois mangos no bolso.

Comi, olhando as redes sociais sem a habitual enrolação; escovei os dentes e fui em busca das assinaturas que ficaram pendentes dos dois dias anteriores. Voltei e me acomodei na copiadora, quando sou chamado às pressas.

- Carta de Preposição Cartório Gerente do Isaú Sedex 10.

Muita informação afobada, repentina e sem vírgula vindo de uma só vez pra minha cabeça.

- Não entendi nada - respondi.

Desci até o Cartório. Tinha que encontrar um gerente do Isaú e pagar uma tal Carta de Preposição; voltar com ela para que esta fosse despachada pelo Sedex 10. O relógio dizia que eram nove e trinta e sete da manhã. Meu celular estava completamente descarregado. No Cartório, ninguém com cara de gerente de banco. No máximo de boteco imundo da São João. Perguntei pra atendente se alguém havia aparecido ali em nome do banco ou do escritório. Ela foi lacônica:

- Não.

Fodeu.

- Quer ligar pra lá, moço?

- Quero, ótimo!

Ela me empresta o telefone. Apalpo os bolsos em busca do celular com o número do escritório. Mas o celular está dentro da mochila que por sua vez está dentro do escritório. Num estalo, lembrei de outro número e disquei.

Dez pras dez recebo a informação de que a intenção do gerente era me encontrar no meio do caminho pra não perder o Sedex 10.

- Então o gerente queria me encontrar SEM UM SABER QUEM É O OUTRO?

- Ai, desculpa, você viu que a culpa não é minha, esse homem é louco.

- SÓ PODE! Arrombado...

- Quê?

- Nada, não...

Voltei, e meia dúzia de missões em bancos me esperava. Olhei todos os boletos e depósitos e afins e tracei mentalmente o trajeto: iria primeiro nos mais longínquos e vazios e terminaria nos mais abarrotados e com cadeiras para esperar dormindo.

No Pobresco todas as canetas do totem (?) estavam sem a ponta e tive que dar um chilique para conseguir uma e preencher o envelope do depósito. Também fiz um saque pra comprar pilhas nos coreanos do Monti Mare.

No HSBT tinha fila. Lá nunca tem fila.

No Isaú - onde se espera em pé - uma fila curta, porém, demorada e com direito a olhadelas nada furtivas de um baitola.

Na Faixa, dezenas de pessoas e nas minhas mãos uma senha vinte números adiante do número que estava congelado no televisor. Recostei no banco confortável. Meio-dia. Fome. Um velho sai de um dos caixas ultrajado, reclamando e chamando a atenção de todo mundo. Ele desce as escadas falando que vai conversar com o gerente e cancelar a conta.

Dois rapazes sentados na minha frente falavam sobre namoro. Conversa séria, sobre um gostar demais da garota. O problema era que ele tocava num grupo de pagode. "Sério?", perguntou o outro. Daí a conversa rumou para a quantidade de mulheres que dá pra se pegar numa noite boa de pagode. Depois enveredaram para a aposentadoria do Ronaldo e para a paternidade do Neymar. E eu amaldiçoando a cada segundo a bateria do meu MP4 que arriou assim que encostei a bunda naquele banco. Eles enfim são chamados e eu consigo cochilar e até mesmo sonhar, até ser acordado com um alguém batendo no meu ombro. Viro e olho e é o velho resmunga.

- Vou fechar a conta.

- É palhaçada!

- Esse banco tá de brincadeira; alegando um saque de mil e quatrocentos sendo que eu saquei só cem.

? -> Essa interrogação ficou na minha cabeça.

- Aham! - Falei e virei pra frente novamente.

Outra cutucada e mais uma série de lamúrias.

- Não me enche o saco, caralho!

Ficou quieto, enfim. Não consegui dormir. Sentindo um gosto de sangue terrível na boca, me dirigi até o caixa quando fui chamado e saí de lá rapidinho.

As caixas do Santoandrér são suculentas e de tão simpáticas que também são, a segunda qualidade sobrepuja a primeira e elas se transformam naquela amiga cândida e intocável ou até mesmo naquela irmã mais velha.

- Já veio trocar e chorar miséria, néééé?

- Ééééé - Todo bobinho!

O gato do estacionamento me ignorou pelo nonagésimo dia seguido.

- Preciso separar isso aqui igual no mês passado, porque já virou o mês e já tá chegando bastante coisa e não há mais espaço... Faz isso pra mim, por favor.

- Aham.

Começo a fazer e sou interrompido no meio do raciocínio.

- Precisa contar o que tem no almoxarifado.

- Aham.

No meio da conta das caixas de clips a campainha toca. Ninguém se move. Toca novamente. Abro a porta.

- Apareceu outro banco urgente, deixa pra contar depois.

No caminho até o banco funciona assim: os promotores do Greenpeace, da Veja, da WWF, da Abrinq, da Marinha, da Puta que o Pariu, que me vêem todo santo dia, pelo menos dez vezes por dia me param pedindo "só um minutinho".

- Tô na correria também, mano! - Eu respondo, simpático por fora, querendo morrer por dentro.

Fila. Fila anormal pro horário. Morosidade. Fome.

Volto.

Meia hora do almoço atrasada. As lombrigas cobrando.

- Antes de ir comer só pega lá as Guias pra eu deixar o cheque pronto.

- Aham.

Fecho a porta e respiro. A única vez que mijei foi ao acordar - não tive tempo, depois disso. Aperto o botão do elevador e espero. São só três andares, mas tenho preguiça. Ele demora. Demora. Demora. Barulho de chave do lado de dentro. Se abrirem a porta e me verem aqui, dirão que estou de má vontade. São só três andares. Subo a escada reclamando e quando chego no meu andar, a porta do elevador se abre.

- Veio plantando bananeira, cara?

HA________________HA

Costuma ser coisa rápida pegar as Guias. Não fossem os poréns que permeiam um dia de transcendental azar .

- Você fechou a porta lá embaixo e eu liguei: é pra trazer o cheque dela e levar esse recibo.

Japonesa cheia das maiores delongas.

- Fez as Guias? - Pergunto.

- Não, filho, não é a minha função.

Não consegui disfarçar a minha cara de cu. Houve uma tensão no ar. Desci pra pegar o cheque da japonesa. Desci de escada. Ponderações sobre o quê assinar ou não. Uma ligação foi feita, enquanto o tempo passava. Peguei o cheque e subi. De escada, pois o elevador passou direto.

A porta se abre e seis pessoas voltando do almoço tentam entrar. Todos conversam. A que faz a Guia também chega.

- A Guia!

- Já faço, bem!

Um estômago roncando, disparando jatos de azia. Uma celeuma dos infernos.

- A assinatura do Detran - o chefe diz, com um meneio de cabeça, indicando quem tem que assinar. - Já pegou?

- Ainda não.

Desci pra pegar o documento do Detran. Subi. De escada. Japonesa prolixa. A assinante do documento em reunião.

- Fez a Guia? - Perguntei.

- Ainda não!

- Pegou a assinatura pro Detran? - Perguntaram.

- Não - Respondi.

- Por quê?

- Reunião.

- Tsc.

Pega o documento da minha mão e vai lá. Eu me deixo desabar numa poltrona. Um homem me olha, compadecido da minha irritação. Fome.

Desci - de elevador - e antes que alguém pudesse inventar qualquer coisinha, já meti a mochila nas costas e saí voando até o restaurante.

Fiquei 15 minutos na calçada esperando algum lugar pra poder sentar e acabei almoçando no balcão. O mais engraçado é que estava almoçando no horário que normalmente estou saindo - e que o lugar fica às moscas. Como a máquina do TR ainda estava quebrada, paguei em dinheiro. Dinheiro.

Apenas 10 minutos restando para subir até o terraço e fotografar a coisa toda. Bati algumas (fotos, seus maliciosos) e desci pra senzala.

- Tira cópia disso?

- Fez aquele recibo?

- Viu meu e-mail?

- A pessoa errada assinou esse cheque aqui.

E a culpa é minha, provavelmente. Claro.

Claro.

- Queria isso aqui pra hoje...

.

- Eu POSSO escovar meus dentes?

*

Banheiro. Um grão de arroz dentro do dente. Sangue, depois. Terçól. DERROTA!

*

Banco do Jamil: velhos resmunguentos e porta-giratória travando e dondoca fazendo escândalo. Muita espera.

Volto à minha mesa. Cheia de papéis, cheia de pastas AZ, cheia de documentos para arquivar. O mundo ali.

Gente na minha mesa.

Papismos furados com o Detran fechando as portas em meia hora. Peguei os envelopes e fui lá, entrar no segundo Metrô do dia. Depois entrei no terceiro e desci na São Bento.

Um lance de escada. Dois. Saio na rua. Localizo o prédio e subo mais um lance de escada.

- Pega a fila 5 pra este documento aqui. Pra este aqui, você tem que ir na Avenida do Estado, 777.

- Avenida do Estado?

- Sim.

- Caralho!

- Que foi?

- Nada, qual é o número mesmo?

- Sete, sete, sete.

- Viadinho mesmo...

- OI?

- Nada não.

Fila e motoboys mal-encarados.

- Olha aí no Google Maps onde fica o número 777 da Avenida do Estado - Eu falando, ao telefone.

- Metrô Armênia.

Outro metrô. O quarto do dia.

Escadas.

- Não é aqui não, moço, é lá naquele prédio do outro lado do rio.

Fala isso depois de quinze minutos de espera.

Calor, no frio. Duas mijadas depois de dezesseis horas e meia do dia já ultrapassadas. O poente da ponte: bolinha refletida no monturo líquido que se move. Arrependimento por não estar com a câmera. Daria uma bela foto.

Entro no saguão, confuso. Uma mocinha, recepcionista, me olha e balbucia um "pode vir". Eu me adianto e alguém passa na minha frente e encosta no balcão. Um motoboy. Encaro-o. Mas a voz da mocinha fez-se ouvir, altiva e rouca; um vozeirão que me arrepiou os pêlos do braço:

- VOCÊ, espera - falou pro motoboy apressadinho e logo em seguida seu rosto se desanuviou e ela sorriu e falou pra mim:- VOCÊ, VEM!

[ee/

Mais espera e o cara invocado comigo.

Sou chamado e a mocinha atendente ouve música evangélica. Daquelas que sempre me lembram tardes horríveis da minha vida trancafiado em casa sendo obrigado a ouvir essas Marias Josés de pernas cabeludas tentando afastar o Satanás do mundo com suas bajulações maçantes ao Cristinho. Tudo bem, negócio resolvido. Ainda falta a Praça da Sé.

Lá na São João é a vez dos hippies.

- Tatuagem?

- Relógio?

- Pulseira?

- Ouro, irmão?

- NÃO, NÃO, NÃO, NÃO!

Fiz um saque cabuloso. Fui à loja que detinha o que eu queria.

- Não tem mais, cara.

- Porra, esperei o mês todo...

Fiquei trocando idéia às pressas com o Gênio Sucinto Ferino: Guilherme Sakuma - perdoe-me a viadagem dos adjetivos juntos, mano.

Encontrei o Carneiro, perecendo dos mesmos males que eu: azar, derrota, e etc. Andamos até a Sé, para a minha última missão. Dentro do ônibus - o terceiro do dia - ele saca uma garrafinha de cerveja das boas. Demos talagadas. Eu, em pleno horário de trabalho. Deusolivre!

nemvi

Entreguei os documentos e arrumei a mesa às pressas e subi pro terraço. Escuridão plena, lá. Abaixo, a beleza da Avenida Paulista à noite.

Desci.

Peguei um Melona e fomos caminhando até a Augusta, apreciando as mulheres. Chocolate com laranja e o Mate vazio no dia que passamos do outro lado da rua. Cervejas rolando e o papo rolando junto. Resolvemos ir embora.

- Vai dar merda!

- Cala a boca, porra!

- Tô te avisando... Vai preferir um derrame, depois.

- Será?

- Aham...

- AH, foda-se!

- Bom, já tá avisado.

Acordo no ponto final da lotação e desço um longo caminho cambaleando. Em casa, meu nariz sangra. Entro no MSN.

- Tudo bem?

- Mal como sempre. E aí?

- Você é muito pessimista! Tem que ver o lado bom da vida!

- Ainda mora no mesmo lugar? No prédio da Vila Madalena?

- Sim! Por quê?

- Seus pais ainda continuam com o casamento firme?

- Como nunca!

- E seu pai continua pagando o aluguel do apê e a fatura do seu cartão de crédito?

- Sim, ué.

- Vai viajar no feriado?

- De lei, né? Hahaha

- Assim fica fácil ver o lado bom da vida!

Que entendem os rasos felizes sobre a profundidade dos tristes?

Deitei e dormi que nem vi.

Nem vi.

Nem.

Vi.

Vivi.

06/06/2011 - 23h35

Rafael P Abreu
Enviado por Rafael P Abreu em 07/06/2011
Reeditado em 08/06/2011
Código do texto: T3018841
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.