SALVEM OS GORDOS, DIREITO DE COMER SEM CULPA
Nesta primeira semana de junho de 2011 recebi em meu escritório um cliente de peso, literalmente, devia ter uns 140 quilos no mínimo, bem articulado e consciente de sua cidadania, desejava criar uma associação para defender os direitos dos obesos, para facilitar a vida daqueles de tamanho GG e extra GG o que não deve ser fácil, a começar pela dificuldade que tive em arranjar uma cadeira que coubesse o cliente.
Finalmente, já acomodado no sofá o indigitado gordinho desfiou seu rosário de queixas:
- O gordinho desde pequeno é discriminado, na escola é conhecido por baleia, balão, bujão, etc., nas festinhas ninguém quer fazer par com o grandão, é sempre acusado de comer tudo e sempre que some uma merenda é o primeiro suspeito, no teatrinho só faz papel de ogro, armário ou mobydick. A família também persegue o gordinho são regimes, exercícios, psicólogos, terapeutas e o escambau! Não pode comer hambúrguer, refrigerante, batata frita, sorvetes, tortas e doces que vida é essa! Só querem lhe dar saladas e comida de doente!
Tento contemporizar:
- Mas faz bem a saúde
O amigo GG responde:
- quem quer morrer com saúde queremos é viver com prazer?
Percebi que ele falava no plural, com a autoridade de um líder de classe e prossegue:
- O que queremos é ter nossos direitos respeitados, somos cidadãos queremos a igualdade que a Constituição Federal determina para todos os brasileiros.
Pensei... , agora virou moda todos desiguais querendo tratamento igualitário, desse modo seremos todos diferentes, e o cliente continuava falando:
- A vida do gordo é uma discriminação total não tem cadeira que caiba, nem no teatro, cinema, ônibus, trem e avião então nem pensar, não tem espaço para os magros imagine os demais.
- E roupas? Não tem roupas de moda para os bem dotados de corpo, somente naquelas lojas bem escondidas e com as roupas horrorosas de sempre. Queremos poder escolher ser obeso, comer sem culpa, não ser discriminado nas churrascarias. Nada de redução de estomago forçada, SPA é coisa de terrorista é tortura e me pergunta:
- Você já viu porteiro de edifício gordo, já viu modelo gorda só tem aquelas esquálidas pele e osso, galã de novela gordo, jogador de futebol gordo só o Ronaldo e foi discriminado até pelo presidente Lula.
- Diante dessa aversão da sociedade para com os gordos queremos fundar uma associação de classe para mudar a lei nesse país e acabar com a obesofobia. Vamos ao Congresso exigir nossos direitos, contamos com seu trabalho para fazer o estatuto da associação, pois até os famosos são vitimas da obesofobia, o Léo Jaime declarou no jornal O Dia que falaram para ele: ‘'Emagrece 20 kg que a gente te contrata’', assim, na lata. O problema é que as pessoas pensam que os gordos são decadentes, preguiçosos e têm mau caráter.
Falei pra o amigo obeso o que tinha lido no jornal:
- Nos Estados Unidos, depois de receber muitas reclamações de passageiros incomodados com os gordos, a empresa United Airlines anunciou uma medida polêmica. Agora o obeso vai ser obrigado a pagar duas passagens, ou uma na classe executiva, bem mais cara. Outras companhias aéreas no mundo já fazem o mesmo. Será que essa moda pega aqui no Brasil, onde boa parcela dos brasileiros adultos é obesa?
Ele respondeu que no Brasil não, os gordinhos já podem respirar aliviados, pois até o fim de junho, cada trem do Metrô de São Paulo terá duas cadeiras especiais para obesos, o que vai aliviar um pouco os problemas dessa parcela da população. Mas as coisas vão mudar porque a obesidade hoje em dia atinge cerca de um terço da população mundial e no Brasil, 36% da população é obesa ou está acima do peso, segundo o IBGE, então somos mais de 60 milhões de pessoas e podemos eleger sozinhos o Presidente do Brasil!
Eu tentei argumentar que a obesidade está associada com várias doenças, como o diabetes, a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, lesões articulares e maior risco de certos tipos de câncer, que o ideal seria usar a tal associação para tratar do obeso e não estimular, mas não consegui e como sei que todos têm o direito de viver de acordo com suas convicções.
Estou preparando, portanto, o estatuto da AGOSADA a Associação dos Gordos, Obesos, Simpatizantes e Amigos dos Avantajados.