LATIFÚNDIOS IMPRODUTIVOS

Os latifundiários que se cuidem, pois seus latifúndios parecem correr perigo. A terra continua valendo muito, é verdade. Entretanto, outra espécie de latifúndio cresce assustadoramente nos tempos em que o virtual sobrepõe-se ao real, engolindo a inter-relação pessoal. A máquina toma conta do homem e tem conseguido proezas, não se pode negar. Também não se pode negar, a quantidade de portas (talvez janelas seja o mais adequado aqui) que se podem abrir com um clique. A grande questão está justamente na inversão de papéis e o que serve pra uma coisa, acaba por ganhar serventia oposta, nas mãos de mentes desavisadas. E por falar nelas... Pobres mentes...

Pois não é que as mentes estão a cavar suas próprias sepulturas!

É um tanto estranho ver um objeto de tão salutar objetivo, como é o caso do computador, sendo usado como mera ferramenta de fuga das frustrações, que ainda teimam em nos perturbar. Mas será melhor esconder-se realmente? Escondendo-se, a tela do computador é o esconderijo mais indicado? Não sei. Pode ser. Mas pode não ser. Estamos lidando com o universo do possível, não do certo.

Mas fato é, que a fazenda agora pode ser vista como reality show (mesmo que seja de mentirinha) ao vivo e em tempo real; pode ainda ser vista, ou até adquirida no vasto mundo virtual, que por sinal anda confundindo-se demais com o real; ou ainda na sua acepção primeira, a mais comumente usada nos tempos em que este escritor brincava de Falcon e Playmobil. Nesses remotos tempos,fazenda era entendida como latifúndio ou grande porção de terras.

Fiquei assustado ao saber da possibilidade de poder adquirir os latifúndios da modernidade cibernética como quem compra uma bala na venda da esquina. Também me espanta a estratégia de crescimento do latifundiário virtual ser a invasão do latifúndio alheio, que deveria ser propriedade privada e portanto, protegida por lei. A conclusão é grave. Estarão os sem-terra correndo perigo? Agora é tanta terra na tela que não se sabe nem mais o que é mesmo terra.

Pois bem. Os latifúndios virtuais crescem. Resta saber se o latifundiário crescerá na mesma proporção ou se entregará o abençoado latifúndio da mente ao deus-dará das ervas daninhas,que esperam latentes,uma só oportunidade para a invasão de tão santa propriedade privada. Eis a grande questão: a única propriedade privada do homem pode estar correndo o risco de ficar improdutiva, sei lá até quando.

Marcello Santos
Enviado por Marcello Santos em 05/06/2011
Reeditado em 05/06/2011
Código do texto: T3016317
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.