Compreensível e misteriosa

Uma coisa que sempre me fascinou foi a capacidade de premonição. A capacidade de se prever acontecimentos com base nos sonhos, para ser mais específico.

Os sonhos dão muito pano pra manga, principalmente para a psicanálise. O sonho é o domínio do inconsciente, lá ele tenta se libertar, ele nos apresenta alguns impulsos e desejos adormecidos. Mas acredito que o sonho é um momento onde estamos vulneráveis á outras influências. Quem sabe do mundo paranormal.

Histórias de pessoas que prevêm com sonhos alguns acontecimentos são quase infinitas. Alguns conseguem sonhar claramente, enquanto outros possuíem visões mais obscuras. As premonições precisam ser decodificadas também, mas está aí outro exercício difícilímo.

Por que acredito nisso? Além de ser testemunha de alguns casos, eu sempre fui um tanto místico. Místico no sentido de acreditar que existe algo além desse mundo. Penso que todos nós somos inicialmente assim, contudo vamos nos ancorando na experiência ou na ciência e o mundo vai se desencantando, tornando-se compreensível e objetivo. Alguns não, preferem se agarrar ao misticismo pelo mesmo fato, ter um porto seguro cheio de certezas. Eu tento encontrar um meio termo entre estas duas posições. As certezas que eu tento, entretanto, são poucas. Uma delas é de que existe algo além do mundo material. Energia, elã vital, que seja, mas existe. Essa dimensão é intrínseca ao nosso mundo, transcendental e material andam de braços dados. No entanto, muitos querem medir ou provar o transcendental com meios materiais e assim a coisa complica.

O que acontece quando a ciência tenta provar que a religião é válida ou o contrário? Cada um está usando o seu critério de prova, assim a verdade nunca será a mesma para todos. A fé não precisa de experiências para acreditar em algo, assim como a ciência não pode se basear simplesmente em teses sem questionar: cada um tem sua dinâmica própria.

Você pode me perguntar: o que lhe faz ter certeza de que existe um mundo paranormal? Simplesmente acredito que a ciência não pode dar conta de tudo. Ainda existem mistérios indesvendáveis que continuarão assim, como o que acontece após a morte. Não existe uma prova de que haja nem de que não haja vida após a morte, por isso eu concedo aqui o benefício da dúvida. Aliás, como se pode provar vida após a morte? Com base em que critério? Como vocês podem ver é um assunto nebuloso, assim como a questão da premonição. Não sabemos o que faz as pessoas terem premonições. Talvez elas sejam mais sensíveis á essa realidade não-material, mas isso leva a mais perguntas: como é essa realidade? Por que ela permite que as pessoas vislumbrem algo que vai acontecer? As perguntas estão aí e não sei se um dia teremos uma resposta satisfatória. Não sei se uma resposta satisfatória seria realmente necessária. Talvez a vida seja realmente assim: compreensível, mas misteriosa. Como nossos sonhos.