O que fazer dona Maria?
Ser mãe na verdade não é fácil. Trabalhei minha vida inteira, quer dizer até o casamento, pois deixei o trabalho para eu própria cuidar dos meus filhos. Quando cresceram, quer dizer com sete anos, voltei a trabalhar. Mais não foi fácil educá-los.
Chegaram alguns momentos que precisei pedir socorro a minha vizinha. Dona Maria era uma mãe excelente com muita experiência, muito afetiva com seus filhos.
Então, meus filhos têm hoje trinta e dois e trinta anos, imagine que naquela época não existia acesso a psicólogos, principalmente para mim que morava na zona rural diste de grandes centros. A intuição e os exemplos de nossas mães e vizinhos, eram nossas ferramentas de educação. Sei que errei em algumas coisas e acertei e acertei em outras. Tentei por limites que funcionou, mas com certeza não existe receita ou regras definidas.
Na verdade devemos dizer sim e não, porém dialogicamente. Imposição gera raiva na criança e revolta. E costumam nesses , fazerem birras.
Uma das coisas que também influi, é o encaminhamento religioso. Foi assim que fiz com meus filhos. Inclusive fui catequista dos dois e hoje eles me agradecem.
Enfim educar nem sempre é fácil, às vezes é preciso recorrer às donas Marias da vida.