MISS LIBERTY

Não sei o que sentem as pessoas a primeira vez que chegam a Nova Iorque. Não sei o contexto inteiro do que leva as pessoas a Nova Iorque... Os musicais, a Broadway, as chiquérrimas galerias, a musicalidade, o Empire State, a Times Square, contatos profissionais, a vida que vibra nessa cidade? Acredito que a maioria das pessoas que observei buscavam ver isto. A cidade tem um ritmo frenético de caminhadas diárias e incansáveis, a chuva não as mantém dentro dos hotéis e tudo explode em cores e luzes piscando quando anoitece. Nova Iorque não dorme.

Fui à Nova Iorque movida por uma força diferente, com uma vontade imensa de estar lá. Pensava nisto enquanto o avião decolava. Viajei sozinha e não ter com quem dividir esta emoção a fez ficar guardada e vibrando dentro de mim. Embora tenha estado em muitas cidades e países neste mundão de Deus, minha viagem era diferente, eu estava excitada e feliz com uma emoção que me fez lembrar as mágicas da infância e a noite que antecedia o dia do Natal. Contei no calendário quantas noites faltavam eu dormir pra que o dia de embarcar chegasse :)

Esperei um dia mais firme de sol e peguei o barco pra visitação à Estátua da Liberdade.

Quando vi o monumento ali, tão estratégica e magicamente localizado, numa pequena ilha, os raios celestes em sua cabeça brilhando sobre o mundo, o braço erguido em nome da Democracia e da Liberdade, chorei. Miss Liberty me emocionou!

Não sei que lugar têm, neste mundo de hoje, pessoas que se emocionam com isto ainda. Talvez o mais desacreditado.

O sistema - que acredita fazer o planeta girar - esmaga a natureza (aquilo que é natural.), avança com a velocidade e força de um vagão descarrilado, faz muitas coisas mudarem e acontecerem e eu temo pela velocidade e descontrole desse vagão, que avança deixando todos à mercê do que arranca, quebra, sacode, destrói na natureza (aquilo que é natural...). Temo pela falta de calma, pela falta de tempo de meditar, pelos valores esquecidos.

Miss Liberty me emocionou. Bandeiras e hinos nacionais, também, me emocionam. Sou daquelas pessoas que coleciona fotos delas flamejando ao vento. Ao vento da Democracia e da Liberdade! Inclusive, de sermos bons uns para os outros e para o planeta :)

GLAUCIA TASSIS
Enviado por GLAUCIA TASSIS em 03/06/2011
Código do texto: T3011386
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.